A GAC confirmou nesta semana o começo do período de pré-venda do seu hatch elétrico Aion Y UT na Colômbia, seguindo com sua expansão pelos países da América Latina. E a estratégia adotada para o modelo, sendo uma opção de baixo custo, pode indicar um possível lançamento no Brasil.

Hatch elétrico GAC Aion Y UT pode ser lançado no Brasil

O hatch possui 4,27 metros de comprimento e chama a atenção pelo design com linhas modernas e que chamam a atenção, conseguindo se diferenciar de possíveis rivais. Destaque para os faróis de LED de projeção, teto em estilo flutuante, rodas aerodinâmicas de duas cores e lanternas traseiras verticais em LED.

Por dentro, o carro conta com painel digital de 8,8”, central multimídia de 14,6”, ar-condicionado automático e seis alto-falantes. Versões mais completas incluem carregamento sem fio, bancos dianteiros elétricos com ventilação e volante revestido em couro.

Hatch elétrico GAC Aion Y UT pode ser lançado no Brasil

O modelo também é recheado de itens de segurança, incluindo seis airbags, controles de tração e estabilidade, sensores dianteiros e traseiros, câmera 360° e pacote ADAS com frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção de faixa, alerta de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo.

Hatch elétrico GAC Aion Y UT pode ser lançado no Brasil

Já no conjunto mecânico, o carro é oferecido em duas configurações. A versão de entrada conta com motor de 136 cv e 14,8 kgfm, com tração dianteira. Já a mais cara conta com motor de 204 cv e 21,4 kgfm. As baterias variam de acordo com o mercado, com opções de 44,12 kWh (autonomia de 400 km no ciclo NEDC), 50 kWh (420 km) e até 60 kWh (500 km).

Na Colômbia o modelo foi lançado por 80.990.000 pesos colombianos, valor equivalente a cerca de R$ 113.400.