Poucas informações estão disponíveis oficialmente em relação ao modelo 2013 do Civic que estará sendo mostrado oficialmente no próximo grande evento do setor automotivo, o Salão de Los Angeles, que acontece no final deste mês. Mas as informações que já foram confirmadas causaram um certo ruído principalmente nos Estados Unidos em relação a este novo lançamento. A Honda lançou no ano passado uma nova geração do Civic, fazendo mudanças realmente significativas no design do carro. E de acordo com as imagens que já foram mostradas da versão 2013, a montadora já está apostando em mais mudanças no design do carro.

Honda Civic 2013

Os motivos pelo qual vai ser mostrado oficialmente no Salão de Los Angeles é que o mercado norte-americano para o carro realmente é muito importante, já que o Civic ainda é o carro mais vendido do seu segmento naquele país. E é justamente nos Estados Unidos que a montadora está sofrendo as mais duras criticas em função das modificações visuais que foram feitas no carro quando foi lançada a nova geração no ano passado. E de acordo com os comentários que já foram divulgados em relação as imagens que já foram mostradas das mudanças que aconteceram nesta nova edição em 2013, a montadora ainda terá que conviver com as críticas por um tempo.

Honda Civic 2013 - Traseira

Novas mudanças visuais

De acordo com algumas imagens que já foram liberadas do carro que terá seu lançamento oficial marcado par ao final deste ano, uma das modificações que já pode ser percebida relacionada ao design do carro é a frente do sedã que acabou sendo completamente modificada, sendo que um dos elementos que mais foi modificado foi o para-choque. Além de uma leve mudança no formato da grade, os motoristas também poderão perceber que existe agora nesta nova versão um detalhes cromado e também uma grade inferior que agora faz uma espécie de ligação com os novos faróis milha. De acordo com algumas informações que também já foram adiantadas em relação a estas mudanças, o principal objetivo foi tornar o carro com um visual mais esportivo e ao mesmo tempo mais premium. Além disso tambem é possível perceber algumas mudanças no design das rodas.

De acordo com algumas outras informações que foram divulgadas para determinados veículos de imprensa internacionais, a traseira do veículo também passou por uma serie de modificações, sendo que a equipe de engenheiros da marca preferiu redesenhá-los para fazer com que as alterações sigam as mesmas diretrizes de outras modificações que foram feitas na parte da frente. A tampa do porta malas também foi alterada, que agora aparecem separados por outro detalhe em cromo, e as lanternas.

Honda Civic 2013

No comunicado oficial que a montadora fez em relação as mudanças que poderiam ser encontradas no Civic 2013, a montadora também disse que o carro terá uma série de outras modificações internas, em itens como segurança, conforto e também no design do interior, mas a empresa ainda não entrou em detalhes, deixando a cereja do bolo para ser mostrada na no Salão de Los Angeles.

Civic em baixa

Para as pessoas que acompanham o mercado automotivo mais de perto estas novas mudanças no design do Civic não podem ser consideradas uma grande surpresa. Isso porque a montadora já havia sinalizado com a informação de que realmente o carro poderia passar por algumas modificações antes do programado. E o motivo é o que geralmente faz com que as montadoras precisem rever suas estratégias: o baixo índice de vendas da nova geração do Civic em diversos locais, especialmente no seu principal e mais importante mercado, os Estados Unidos.

O lançamento desta nova geração do Civic que aconteceu no final do ano passado já pode ser considerado um evento anormal para a montadora, já que algumas coisas deram errado ao longo do tempo de desenvolvimento do projeto, o que acabou atrasando completamente o cronograma de lançamento do carro nos Estados Unidos. Um dos principais problemas que a montadora enfrentou foi um desastre natural, o tsunami no Japão. Mas antes disso o cronograma já estava atrasado e passava por dificuldades por causa da crise que estava assolando o continente Europeu e que afetou diretamente as vendas da companhia.

Honda Civic 2013 - Interior

Com uma combinação de diversos fatores negativos, a montadora fez o projeto, que já estava sendo fabricado, voltar para a mesa de desenhos para fazer alguns reparos. A principal preocupação da empresa era encontrar uma forma de fazer com que a Honda passasse despercebida pela crise, e por isso o seu principal lançamento acabou se tornando um carro mais econômico, para facilitar a sua venda. E a partir deste momento a montadora acabou cometendo um erro, que foi o de tirar algumas das principais características do sedan na tentativa de tornar o carro mais popular e vendar mais. O tiro saiu exatamente pela culatra e as vendas nos Estados Unidos do carro acabou virando um grande fiasco para a companhia.

O Civic, de um modo geral, acabou se tornado um carro simples de mais para o segmento e também para o público alvo, que justamente apreciava as características que tornam o veículo mais premium do que convencional. Apesar de ter conseguido algumas melhorias interessantes, especialmente no consumo de combustível, este acabou sendo um fator não decisivo na hora da compra, e os motoristas passaram a migrar para outros carros de outras montadoras mas que conseguiam preencher aquela coluna que tinha ficado vazia com as mudanças do Civic.

Dentre os principais rivais que acabaram conseguindo vender mais as custas do fracasso da nova geração do Civic estavam o Cruze, o Corolla, o Jetta e o Elantra. No Brasil o carro também não vendeu muito bem e passou por algumas dificuldades em termos de produção, já que faltaram componentes para a produção do carro.

Com o Civic 2013 a Honda vai tentar concertar os seus erros e novamente oferecer um Civic na altura dos primeiros modelos. Mas será que não é tarde demais?

Honda Civic 2013 - Detalhe da lanterna traseira