Quando foi lançado oficialmente em 1972, o Honda Civic já mostrava que o espírito da montadora japonesa era desbravar o mundo todo, não apenas o mercado interno japonês.

E foi com esse espírito desbravador que o sedã foi chegando, pouco a pouco, a todos os principais mercados consumidores mundiais, inclusive o Brasil, onde aportou como veículo importado pela primeira vez em 1992, sendo nacionalizado em 1997.

Atualmente, o sedã é o líder de vendas de seu segmento no mercado nacional, bem a frente do segundo colocado, o rival Toyota Corolla e com as novidades que se anuncia para os próximos meses, o Honda Civic vai se tornar ainda mais líder.

Honda Civic Type R Concept

No Salão de Genebra, que irá acontecer entre os dias 6 e 16 de março, a montadora japonesa prepara uma revelação bombástica sobre o sedã. E para dar uma pitada de maior curiosidade ainda para as pessoas do mundo todo, a Honda mostrou um teaser com imagens do que será o Honda Civic Type R Concept, um veículo esportivo com estilo para lá de agressivo que a montadora pretende mostrar ao vivo no evento da Suíça no mês que vem.

O modelo é uma versão esportiva bem diferente do que estamos acostumados a ver quando olhamos o Honda Civic, que é conhecido por suas linhas robustas, mas sóbrias.

A própria Honda definiu o modelo como sendo um “carro de corrida para as ruas”. E isso se explica pelo seu design futurista totalmente voltado para o seu desempenho aerodinâmico.

As mudanças visuais vistas nas imagens divulgadas pela Honda mostram que o Civic Type R Concept apresenta diversas diferenças em relação ao modelo tradicional do sedã, sendo as principais o aerofólio de grandes proporções, que lhe confere um ar de carro de corrida mesmo, e as saídas de escape embutidas no difusor traseiro.

2014 Honda Civic Type R Concept

Além disso, o Honda Civic Type R Concept apresenta também um jogo de rodas exclusivamente desenhadas para o modelo esportivo, que lhe diferenciam de qualquer modelo feito pela montadora japonesa até então.

O motor, ainda de acordo com informações da própria montadora japonesa deverá ser um 1.6 litro turbinado que proporcionará uma potência de mais de 280 cavalos. Com isso o veículo poderá superar a potência do Renault Megane Trophy, que é de 265 cavalos, e esse seria um dos objetivos do modelo, segundo palavras do próprio CEO da montadora japonesa, Takanobu Ito.

A intenção da Honda é lançar comercialmente o Civic Type R Concept já no inicio de 2015, preferencialmente no mercado europeu.