A japonesa Honda desejava manter em sigilo seu grande lançamento de um SUV compacto, para o Salão do Automóvel de Tóquio, no Japão – que tem sua abertura programada, ao público, já no próximo dia 23 de novembro. Entretanto, como sabemos que há espiões por toda parte, a famosa página Joke For Blog acabou por terminar com a pretensão da montadora, revelando detalhes, antecipadamente, da versão de produção do Honda Urban SUV.

Com esse vazamento de informações, foi possível para a mídia em geral observar que a novidade não será totalmente original, ou seja, diversas das formas que foram pré-apresentadas no Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, no começo de 2013, serão, de fato, definitivas. A diferença é o tamanho: será maior.

Honda Urban SUV

A japonesa, como é de costume, trabalha exaustivamente no design mais realista de faróis, rodas, lanternas, retrovisores e até maçanetas, sem esquecer do vinco lateral, tão marcante, que termina bem ao fim das janelas laterais.

O Urban SUV é feito “sob medida” para mercados de países emergentes, embora nada impeça que seja também vendido nos Estados Unidos e no Japão, ou até na Europa.  Trata-se de um pequeno jipe de tipo urbano e design global, para entrar em linha de competição com modelos de sucesso como o EcoSport, da Ford, o Duster, da Renault, ou o Tracker, da Chevrolet.

A plataforma do Urban – que ainda pode vir a ser rebatizado, no lançamento – tirará proveito da plataforma do Honda Fit, em sua versão conhecida do mercado internacional, mas ainda ausente do Brasil.

Honda Urban 2014

Uma novidade bem interessante é que as unidades brasileiras do futuro Urban serão produzidas em uma novíssima fábrica Honda, localizada na cidade de Itirapina, em São Paulo. A cerimônia de lançamento das bases dessa unidade está bem próxima, ocorrerá já no dia 26 de novembro. Conforme informativo oficial da marca, o complexo contará com investimentos da ordem de R$ 1 bilhão, sendo que serão gerados por volta de 2 mil empregos diretos. As obras devem ser concluídas no ano de 2015 e a produção deve ser da ordem de 120 mil carros todo ano.

Essa será a segunda fábrica brasileira da Honda – a primeira unidade está localizada na região de Sumaré, em São Paulo também. Assim, a Honda deseja ampliar sua produção média de unidades automotivas, preparando sua estratégia para enfrentar o contra-ataque das montadoras orientais que também irão se instalar no Brasil nos próximos anos.