A Hyundai trouxe para o Salão do Automóvel de SP 2018 o um novo modelo de carro conceito, que ainda é tratado como protótipo, chamado Saga EV.  Trata-se de um SUV elétrico que foi desenvolvido junto com o estúdio de design da Hyundai, na Califórnia, EUA, em um projeto criado especialmente para o evento nacional.

Hyundai antecipa futuro HB20 com Saga EV
Hyundai antecipa futuro HB20 com Saga EV / Créditos: Reprodução

Além de ser um conceito interessante, o que mais chama a atenção para este carro é o fato de que ele deve antecipar as linhas do que deve ser a próxima geração do HB20, programada para ser lançada no ano que vem.

O modelo está sendo apresentado como um conceito de carro 100% elétrico. De acordo com as informações oficiais que foram divulgadas pela empresa, o carro conta com 4 metros de comprimento, 2,56 metros de distância entre eixos e 30,2 cm de altura livre do solo.

Em termos de conjunto mecânico, o carro conta com motor elétrico de 204 cv e bateria de íons de lítio de 64 kWh. De acordo com a marca, a autonomia chega a 470 quilômetros. A Hyundai informa que a bateria pode alcançar 80% de carga em 54 minutos em uma estação de carregamento rápido de 100 kW.

Hyundai antecipa futuro HB20 com Saga EV
Hyundai antecipa futuro HB20 com Saga EV / Créditos: Reprodução

Alguns outros recursos interessantes também foram acrescentados ao modelo, tais como as câmeras que acabam substituindo os retrovisores convencionais e o rack de teto que conta com uma superfície antiderrapante e cintas elásticas, que visam facilitar a fixação de objetos.

Outras novidades

A Hyundai também trouxe para o Salão do Automóvel de SP o elétrico Ioniq. Apesar de ser apresentado para o publico do evento, a montadora ainda não indicou uma data para que ele comece a ser vendido no Brasil, diferentemente do que aconteceu com outros modelos do segmento, como o Bolt da Chevrolet e o Zoe da Renault.

Outra novidade anunciada pela montadora durante o evento foi a criação de uma nova categoria de competição, chamada HB20 Motorsport. Não foram dadas maiores detalhes, mas a marca confirmou que a categoria será disputada em oito etapas, começando em março. Segundo a Hyundai, os carros serão preparados em Piracicaba, e os custos serão “acessíveis”.