O novo i30 da Hyundai já está disponível para pré-venda no Brasil por R$ 75 mil, atendendo aos clientes ansiosos. A segunda geração deste hatch médio estava com chegada prevista para o final do segundo semestre, segundo a própria assessoria da Hyundai-Caoa, porém ele já está desembarcando no país. As concessionárias estão realizando a chamada pré-venda, que ainda não está em exibição.

A nova geração do i30 tem um preço acima dos R$ 52 mil de seu modelo atual, custando R$ 75 mil (na versão mais barata). O modelo vale o preço em alguns quesitos, mas pode deixar a desejar em outros. A pré-venda já começou, porém as primeiras entregas só devem ocorrer a partir de fevereiro. A pré-venda funciona com um sistema similar ao do que foi feito com o Veloster. O comprador paga 10% do valor como sinal, o que equivale a R$ 7.500, para reservar a compra, mas só recebe o produto e finaliza o negócio 30 dias depois.

Hyundai começa pré venda do Novo i30

Mudanças

Esse aumento de R$ 23 mil pode ser justificado pelos seus incrementos e modificações, ele recebeu um upgrade principalmente em seus equipamentos. Nos itens de série ele não decepciona com ar-condicionado digital, direção elétrica, trio elétrico, sistema de som, navegador GPS, sensores de iluminação e de chuva, controle de cruzeiro, sistema de travamento remoto, rodas aro 17 e freios ABS com EBD. Os airbags são limitados aos frontais e bancos são apenas de tecido. Possui bancos de couro e airbags laterais, do tipo cortina e para o joelhos, que virão apenas nas versões mais caras.

Quem pretende gastar mais neste hatch pode levar também teto solar; Bluetooth, acabamento em couro como volante e alavanca de câmbio, freio de estacionamento eletrônico; ar-condicionado automático; duto de aquecimento traseiro e faróis de xenônio. O pacote custa R$ 85 mil. Ambos contam com a garantia de 05 anos oferecida pela montadora. O câmbio dos veículos comercializados na pré-venda é apenas automático. Nesta nova versão são seis marchas, ao invés de quatro como o último modelo.

Interior do Novo Hyundai i30

O novo i30 pode deixar a desejar em outros aspectos. O principal deles é o motor que é inferior, com 1.6 Gamma Flex de 128 cv, que equipa o HB20, flex e 16,5 kgfm de torque (com etanol), bem menos disposto que o anterior - 2.0 16V de 145 cv e 19 kgfm. A suspensão utiliza a mesma solução do i30 atual, que é considerada defasada em relação ao i30 europeu/asiático. O i30 possui agora suspensão independente do tipo MacPherson na dianteira e com eixo de torção na traseira, utilizando molas helicoidais e amortecedores a gás.

Alguns pontos são considerados retrocessos como o motor com injeção direta de gasolina, a suspensão traseira do tipo eixo de torção, enquanto a versão mais sofisticada do i30 encontrada na Europa possui multilink.

Cores e desempenho

Para pré-venda as cores disponíveis são somente preto e prata. Futuramente estará disponível o branco, porém o consumidor terá que pagar um pouco mais caro. Quanto ao seu desempenho e mudanças que justificam seu aumento de preço há controvérsias. Os pontos positivos são alguns como alto nível de equipamentos, design mais moderno e sofisticado e motor flex. Porém o público brasileiro costuma levar em consideração também os pontos negativos, o que pode prejudicá-lo.

Sua nova versão cresceu no tamanho, medindo agora 4,30 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,47 m de altura e 2,65 m de distância entre-eixos. O porta-malas comporta 378 litros de bagagem, enquanto o tanque tem capacidade para 53 litros de combustível. O Hyundai i30 foi lançado na Europa em 2007, porém só chegou ao Brasil em 2009 e desde então vem conquistando cada vez mais o consumidor brasileiro. Em 2013 o modelo completará 6 anos com visual renovado e repaginado.

Traseira do Novo Hyundai i30

Apesar de ser um hatch médio considerado modesto e sem muito diferencial por grandes publicações, ele tem agradado os brasileiros que provavelmente aprovarão seu novo modelo. Entre os carros de sua categoria, incluindo valor, é um dos mais queridos e comprados, mesmo sendo uma versão inferior à comercializada na Europa. Seu desempenho é satisfatório, e é previsto sucesso já na pré-venda, aumentando com a chegada oficial ao país em março

Na Europa ele é sucesso de vendas e no Brasil não fica para trás. Líder do segmento em 2011, foram vendidas 30.603 unidades bem à frente do Ford Focus (22.567), Chevrolet Astra (20.514) e VW Golf (12.667).

O i30 2013 não é apenas uma nova versão com uma ou outra alteração. Trata-se realmente de um modelo modernizado diferindo bastante da versão anterior. Seu design é derivado do novo Elantra que deve chegar no segundo semestre. Ele continua sendo importado da Coréia e sua garantia é de 5 anos sem limite de quilometragem.

Lateral do Novo Hyundai i30