Há anos se ouve a especulação da vinda do SUV compacto da Hyundai para o mercado brasileiro. E finalmente a montadora coreana decidiu apostar no mercado brasileiro e trazer o ix25 para cá.

A decisão foi tomada em meio ao melhor momento do mercado brasileiro para o segmento de SUVs pequenos no Brasil, principalmente por causa de lançamentos recentes como a HR-V, da Honda, e o Renegade, da Jeep.

A novidade vai ser apresentada ainda esse ano e vai chegar pela primeira vez ao país no Salão de Automóveis de São Paulo, que vai acontecer em novembro deste ano.

Segundo informações divulgadas pela montadora, a novidade deve começar a ser vendida por aqui no começo do ano que vem e a produção do veículo já deve começar ainda em dezembro deste ano, na fábrica de Piracicaba, em São Paulo.

Como é o ix25?

Hyundai confirma Ix25 no Brasil para 2017

Também conhecido como Creta em muitos mercados, o ix25 já era esperado para desembarcar no país. Isso porque ele já foi flagrado algumas vezes rodando em fases de teste pelas ruas e pelas estradas brasileiras.

A intenção da Hyundai em trazer o SUV compacto para o país é ser uma resposta eficiente e combativa aos líderes atuais do segmento de SUVs menores, posições ocupadas hoje pelo Honda HR-V e pelo Jeep Renegade.

Com 4,27 metros de comprimento e 2,59 m de entre-eixos, o ix25 vai compartilhar alguns componentes com o companheiro compacto da marca, o HB20, que já é comercializado no Brasil há alguns anos.

Entre os elementos compartilhados, estarão o motor 1.6 flex de 128 cv, que equipa as versões top de linha do companheiro hatch, e também as transmissões, tanto a manual quanto a automática, ambas de seis marchas. Porém, apesar de compartilhar alguns elementos com o HB20, o ix25 brasileiro não será produzido sobre a mesma plataforma do companheiro hatch.

Hyundai confirma Ix25 no Brasil para 2017

O lançamento já está programado para o início do ano que vem, mas a Hyundai divulgou que ainda tem informações e detalhes que ainda precisam ser definidos para o começo das vendas do SUV compacto dentro do mercado brasileiro.

Entre as coisas que ainda estão indefinidas estão o nome das versões que vão estar disponíveis para o carro e também o pacote de equipamentos que vai fazer parte da novidade.

Agora o que resta é esperar o veículo chegar ao Brasil para descobrir se ele vai agradar o público e realmente se colocar lado a lado com os já consagrados HR-V e Renegade, que lideram as vendas do segmento que está mais aquecido dentro do mercado nacional de automóveis.

A Hyundai já faz sucesso com alguns carros por aqui, principalmente com o HB20. O jeito é esperar para ver se o ix25 vai surtir o mesmo efeito.