A Hyundai entrou de vez no mercado de SUV. A fabricante sul-coreana oficializou na última terça-feira (2) o lançamento do SUV compacto para o segundo semestre deste ano de 2015. O modelo nomeado como Creta terá alcance global, sendo fabricado em diversos mercados e será lançado primeiramente na Índia e posteriormente, em outros países.

Creta quer alcançar diversos mercados

Hyundai lançará SUV compacto ainda em 2015

Detalhes técnicos sobre o Creta não foram revelados e a produção do carro é feita a sete chaves. A Hyundai, porém, explicou que o nome do modelo do SUV compacto é uma referência a maior e mais populosa ilha da Grécia, além de ser um nome fácil de ser lembrado.

No passado, a Ilha de Creta era a conexão entre Ásia, África e Europa e a nomeação do SUV compacto revela o verdadeiro interesse da fabricante sul-coreana: alcançar o mercado global.

Concorrência de grandes

O SUV compacto da Hyundai chega ao mercado para fazer frente a modelos consolidados no segmento, como o Honda HR-V, Ford EcoSport, Renault Duster e Jeep Renegade. Enquanto a marca não revela mais detalhes técnicos sobre o Creta, as especulações apontam que o modelo será inédito e desenvolvido baseado no hatchback i20.

Especificações do Creta

Por outro lado, há quem aponte o Creta como uma nova versão do ix25, lançado no salão de Pequim 2014 e comercializado pela sul-coreana exclusivamente na China. Certo é que o Creta terá motores 1.6 de 122 ou 126cv, com opção de câmbio automático de cinco marchas, rodando com gasolina (122cv) ou diesel (126cv).

Hyundai lançará SUV compacto ainda em 2015

Parceria entre Coreia e Índia

A produção do Creta acontecerá na Coreia do Sul, mas seguirá para a Índia, onde serão realizadas as etapas seguintes de montagem do SUV compacto. Segundo o Vice-Presidente Senior de Vendas e Marketing da marca, isso acontecerá por um bom motivo.

"O Creta foi projetado e desenvolvido na Coréia, enquanto os nossos engenheiros em Hyderabad e Chennai têm desempenhado um papel importante para personalizá-lo para as condições indianas", afirmou.

Com o SUV Creta a Hyundai avança rumo ao seu grande objetivo que é se firmar no mercado mais “influente e ascensão”, chegando inicialmente a consumidores que já conhecem os veículos fabricados pela marca, para depois expandir rumo a novos mercados.

Com o lançamento do Hyundai Creta, a marca completa a sua gama de SUV, já que existem no mercado o Hyundai Tucson, Santa Fé e Santa Fé Grande.