Na maioria do tempo, os leitores de notícias automotivas brasileiros estão envolvidos com as novidades de montadoras como Fiat, Chevrolet, Hyundai, Ford... Mas, essa realidade começa a mudar. Recentemente, na última edição do Salão do Automóvel, foi a vez da montadora chinesa JAC Motors mostrar o seu novo modelo aos brasilianos.

- Pra quem ainda não me conhece, muito prazer eu sou o JAC J2. Um compacto de entrada que pode encantar a sua garagem a partir do próximo mês de dezembro.

JAC J2: O novo compacto chinês

É isso mesmo, o JAC J2 já está bem pertinho das nossas lojas e deve ser vendido por R$ 30.990. Uma das novidades é que a JAC Motors vai permitir que o cliente compre o modelo com alguns itens de série que em outras montadoras são apenas opcionais.

O modelo tem diferenças em relação à versão original vendida na China. A grade do radiador, por exemplo, passou por mudanças para garantir um melhor sistema de refrigeração para o motor. O sistema de fixação do escapamento também foi adequado à realidade brasileira.

Por enquanto, o JAC J2 será vendido em versão única. Para os críticos automotivos, essa limitação não implica em prejuízos, pois a montadora garante o mesmo nível de equipamentos dos outros carros da marca. A garantir do possante também é uma das estratégias para alavancar as vendas: a JAC Motors garante seis anos.

JAC J2 no Salão do Automóvel de São Paulo

Detalhes

As informações oficiais dão conta de que o compacto (talvez nem tanto!) comporta, de maneira satisfatória, cinco passageiros. No tamanho, são 3,5 m de comprimento, 1,47m de altura (1 cm maior que o J3) e 1,64 m de largura. O desempenho ganha vantagem quando analisado o peso, que é relativamente interessante: 915 kg.

Segundo alguns especialistas, o JAC J2 é uma espécie de versão diminuída do J3 hatch. Em algumas críticas foram destacados os faróis dianteiros em formato de gota e o desenho da pequena grade do radiador portando o logotipo de marca.

JAC J2 no Salão do Automóvel de São Paulo

Quando o assunto é a carroceria, não se observam grandes mudanças em relação aos outros compactos chineses concorrentes. As dimensões inclusive acabam se aproximando das do Kia Picanto.

De série, você leva para a garagem: ABS, air bag duplo, direção assistida, trio elétrico, faróis de neblina e sensor de estacionamento traseiro.

Um aspecto bem positivo e estratégico dos chineses - super inteligentes - é a preocupação e o cuidado com as nossas particularidades. Nesse sentido, o J2 vem equipado molas e amortecedores que garantem mais rigidez que garante mais equilíbrio e estabilidade nas estradas quase sempre muito difíceis encontradas no Brasil.

JAC J2 - Interior

Uma adaptação na suspensão dianteira permitiu a instalação de novas rodas de 14 polegadas de liga leve. A motorização também passou por mudanças: na China, 1.0, aqui no Brasil o peso de um motor 1.4.

Até nas questões culturais houve uma estratégia dos chineses. Enquanto lá predominam algumas cores chamativas, por aqui pensou-se em um acabamento mais fino em termos de estética interna. A direção também foi adaptada com um material mais macio.

Em termos de design, a crítica já anunciou que é um modelo básico na medida em que não se propõe a ousar. Outras desvantagens é a inexistência de abertura elétrica e limpador/lavador do vidro traseiro. A aparência do J2 também “engana” no aspecto do porta-malas. Apesar de não aparentar, ele só garante 121 litros para bagagem. Em termos comparativos, comporta menos, por exemplo, que o Ford Ka.

JAC J2 no Salão do Automóvel de São Paulo

Acoplados à direção, alguns instrumentos são movidos e regulados pela mesma.

Um ponto negativo é a ausência de porta-luvas! Só há opção de porta-trecos ou copos.

Com um motor 1.4 16V de 108 cv e 14,1 kgfm de torque, transmissão manual de cinco marchas o chinês percorre 100 km/h em 9,8 s e alcança a velocidade máxima de 187 km/h.

Cerca de 120 unidades já foram repassadas a título de pré-venda durante o último Salão do Automóvel de São Paulo.

O que diz a montadora

Muitos curiosos que passaram pelo Salão do Automóvel no último mês de outubro esperavam que a JAC fosse manter, com todos os holofotes, a versão esportiva do S2.

Pois é, ficaram apenas na vontade. O S2 só chegará ao Brasil em 2013, de acordo com a montadora. Quem ganhou atenção no estande da chinesa foram o JAC J2 e o novo J3 Sport, com motor 1.5 flex, que custa R$ 36.990.
E para deixar bem claro os objetivos de cada produto, o presidente da marca no Brasil, Sergio Habib, já foi logo esclarecendo. "O J2 é mais esportivo. É 200 kg mais leve do que o J3 e tem menos porta-malas. É para um cliente mais jovem", afirmou Habib.

Na Bahia - e além de todos os detalhes do modelo é importante também ficar atento às condições políticas da produção chinesa aqui no Brasil. Depois de algumas discussões com base no regime automotivo já finalizadas a montadora confirmou que vai retomar os planos para a construção de uma fábrica na Bahia, mais precisamente em Camaçari.

Planta da Fábrica em Camaçari - Bahia

A JAC promete fazer um processo mais acelerado que o da Ford que em anos anteriores também se instalou no pólo de Camaçari. Informações oficiais dão conta que o lançamento da pedra fundamental da unidade está previsto para o próximo dia 28 de novembro. Há expectativas de que a obra seja finalizada entre maio e junho de 2014; e a produção do primeiro automóvel, entre outubro e novembro do mesmo ano.

E pra você que ficou mais curioso e quer ver esse possante e ouvir o ronco desse motor, fique ligado nos vídeos abaixo. É uma série de episódios utilizada pela JAC para divulgar o modelo e ambientar o futuro comprador.

E para conferir a opinião de quem já testou ou adquiriu o JAC J2, vale a pena uma passada no Facebook.

Na site oficial da JAC Motors Brasil também podemos encontrar algumas novidades. De resto, esperar a primeira semana de dezembro chegar e correr para as concessionárias!