As montadoras realmente precisam enfrentar uma série de desafios quando está com carros passando pelas fases de testes. Isso porque grande parte das estratégias de marketing das montadoras é segurar o máximo as informações, principalmente de design, do carro até o momento do lançamento oficial. Mas a partir do momento que os carros saem de dentro dos pátios da montadora e passam a rodar nos testes pelas cidades o segredo já começa a ser revelado. Ainda mais nos dias de hoje onde todo mundo possui uma câmera no celular que tira fotos e que faz vídeos.

JAC Refine chegará ao Brasil no segundo semestre 2013

Recentemente algumas pessoas que estavam circulando pela cidade de São Paulo conseguiram fazer o flagra de um modelo que ainda segue guardado a sete chaves pela sua montadora. Trata-se do JAC Refine, que tem algumas particularidades bem diferentes dos carros que já foram lançados pela montadora o que permite que realmente o carro seja localizado mais facilmente, já que os carro possui algumas dimensões maiores, o que eventualmente acaba chamando mais a atenção. O lançamento do carro até o início desta semana ainda não tinha data, mas agora finalmente o carro foi prometido para o segundo semestre de 2013.

O lançamento do Refine no mercado brasileiro realmente vai representar uma mudança de direção para a JAC, já que até o momento a montadora está trazendo apenas os carros convencionais de passeios para as concessionárias nacionais. O Refine é completamente diferente do que já foi mostrado e mostra que a JAC quer também mirar no segmento de veículos mais comerciais, já que este modelo nada mais é do que uma van para transporte executivo de passageiros e que pelo o que já foi visto nas fotos e nos projetos ela terá realmente um design diferente das outras vans que já circulam pelo Brasil.

A JAC, quando confirmou o lançamento do carro para o ano que vem, também confirmou que os testes realmente estão sendo feitos, o que garante realmente a veracidade das imagens que foram captadas nas ruas. Mas o modelo não está sendo fabricado no Brasil, mas o modelo acabou sendo trazido para cá afim da montadora fazer algumas adaptações básicas no carro para adaptar as características dos terrenos brasileiros e também para saber quais são realmente as necessidades dos motoristas deste segmento aqui no Brasil para fazer os ajustes necessários.

Uma van top de linha

Como o próprio nome já sugere, o JAC Refine, quando for lançado aqui no Brasil, apresentará uma linha de design mais refinado ou sofisticado do que já é encontrado neste segmento, sendo que este poderá ser o grande pulo do gato da marca. De acordo com algumas informações eu foram adiantadas pela montadora sobre o veículo, ele vai chegar ao Brasil com configurações de sete ou oito lugares, sendo eu ele poderá ser 2+3+3 ou 2+2+3. A montadora também confirmou a motorização do lançamento do próximo ano, que será um 2.0 16v turbo de 174 cavalos de potência. O câmbio que estará sendo lançado juntamente com o carro será manual de seis marchas e o pacote de equipamentos será bem completo, promete a montadora, mas visando o segmento de transporte executivo.

Atualmente no Brasil o segmento de transporte executivo de poucos passageiros dentro de grandes cidades ou em viagens intermunicipais é feito através de modelos como o Zafira, ou o Spin. Algumas empresas ainda acabam partindo para outros modelos, como Sprinter, Ducato Master, que neste caso já são vans que são muito mais caras, o que acaba inviabilizando a compra principalmente pelas empresas que estão começando neste segmento. Além disso, grande parte dos usuários afirmam que estes modelos mais caros não conseguem entregar todo o conforto que deveria, pelo menos pelo preço que é cobrado. A montadora quer que o Refine fique justamente neste meio termo.

A montadora ainda não quis revelar os preços que serão fabricados pelo carro que será lançado, mas tudo indica que ele ficará na faixa entre R$ 90 mil e R$ 100 mil.

A montadora ainda não divulgou imagens oficiais do carro.