Se existe um mercado que apresenta inovações frequentes e novidades cada vez mais intrigantes é o mercado automotivo. Sempre podemos contar com os lançamentos das montadoras de todo o mundo para surpreender com automóveis eletrizantes e repletos de novas tecnologias.

E a montadora da vez é a Jaguar, que é conhecida por seus carros esportivos de luxo que representam o melhor que se pode ter no quesito automobilístico. Isso porque a marca está investindo em uma proposta inusitada que foi pensada e desenvolvida como uma estratégia chave para dobrar as vendas da marca no mundo e também no Brasil.

O diferente Jaguar F-Pace

Jaguar F-Pace

O Jaguar F-Pace é o SUV inédito da marca que deve desembarcar em terras brasileiras ainda no final de julho para entrar como concorrente de mercado com as já existentes no país X4, da BMW, Q5, da Audi e também o Macan, da Porsche.

A proposta da marca para dobrar as suas vendas é produzir um veículo de luxo que leva metal reciclado em boa parte de sua estrutura. Com um processo avançado de manufatura, o SUV é dono de uma estrutura que conta com 80% de alumínio.

Além da carroceria, que é considerada leve e pesa cerca de 300 kg, o F-Pace conta com painéis feitos de alumínio, além de um capô produzido no mesmo material. Além disso, conta com balanço dianteiro de magnésio, portas feitas em aço e tampa do porta-malas e spoleir traseiros feitos com composto de carbono, tudo pensado para manter a estrutura do utilitário equilibrada de forma praticamente mágica.

De todo o alumínio que é utilizado na produção do F-Pace, 30% do material é reciclado. O material reciclado em questão é proveniente de latas de bebidas que são consumidas diariamente em grande quantidade em praticamente todas as partes do mundo. Para você ter uma ideia, a Jaguar é responsável por reciclar 30 mil toneladas de alumínio por ano, uma quantidade impressionante.

Você sabia: Jaguar F-Pace é feito de metal reciclado!

A quantidade é o equivalente a quatro torres Eiffel e é necessária para fabricar o seu próprio tipo de alumínio que está sendo utilizado na construção de seu SUV F-Pace, que é chamado de RC5754.

A proposta da marca chegou em um momento bastante interessante, mostrando que a marca está alinhada com a crescente conscientização ambiental,ainda que isso seja utilizado visando dobrar as vendas da marca e não com um objetivo puramente ambiental.

A estimativa e o objetivo da Jaguar é que, até 2020, a fabricante aumente de 30% para 75% de uso de alumínio reciclado, uma marca que seria um recorde mundial que apareceria no segmento. Impressionante.