Um dos carros mais visitados no Salão do Automóvel de São Paulo está dentro do estande da Jaguar Land Rover. Aliás, a empresa aproveitou sua participação no maior evento automobilístico do Brasil para divulgar algumas outras novidades, não apenas em termos de veículos, mas também relacionadas as novas estratégias de marketing e de posicionamento que estão sendo adotados nos próximos meses. Segundo as informações que estão sendo divulgadas pela empresa, agora a Jaguar está sob responsabilidade da divisão América Latina e Caribe da companhia. Desta forma, a marca está se se separando completamente do Grupo SHC, de Sergio Habib, que hoje está representando a JAC no Brasil.

Jaguar F-Type

Segundo o que tem anunciado a empresa durante o evento, a mudança que está sendo realizada na marca aqui no Brasil era realmente muito necessária para fortalecer a marca e os carros lançados nacionalmente. O presidente da Land Rover no Brasil, Flavio Padovan, disse que a partir destas mudanças, ficara bem mais forte no mercado nacional, e também será uma empresa mais próxima dos consumidores brasileiros. A Jaguar vai passar agora a dividir espaço com a Land Rover nas lojas.

E para marcar realmente esta nova fase no Brasil, a marca devidiu fazer a estreia mundial de um de seus maiores lançamentos dos próximos anos, que é o Jaguar F-Type, disponível para visitação não apenas da imprensa, mas do público de um modo geral que for até o Salão do Automóvel. Com mais este lançamento confirmado também no mercado nacional, a empresa está mudando um pouco sua estratégia. Ao invés de continuar sendo apenas uma marca de nicho específico, a ideia da Jaguar agora é conseguir se estabelecer como uma marca de segmento de luxo. E justamente está nesta estratégia a importância do lançamento da F-Type porque o carro será o primeiro representante desta nova fase.

Novo com pinta de clássico

Existem alguns carros que demoram muitos anos para serem considerados clássicos. Mas hoje em dia esta classificação está cada vez mais rápida. Os veículos já estão virando clássicos pouco tempo depois de chegarem pela primeira vez no mercado. E existem também alguns modelos de veículos que já acabam nascendo com toda uma pinta de carro clássico. São veículos que conseguem realmente retratar a época em que ele está nascendo e também consegue definir os caminhos dos futuros lançamentos do mesmo segmento. Não sabemos ao certo de a história será tão boa assim com o F-Type, mas ele já nasce com toda uma pinta de carro clássico.

Jaguar F-type

Este carro será o primeiro modelo de dois lugares da marca após 50 anos, e o carro vai suceder naturalmente o E-Type, outro carro que também acabou fazendo muito sucesso dentro do seu segmento e que foi considerado um verdadeiro clássico dos anos 60 e 70. Segundo as informações que estão sendo divulgadas pela Jaguar durante o evento de São Paulo, o preço do veículo ainda não está sendo divulgado, mas segundo o cronograma da empresa, o veículo deverá começar a ser vendido no País a partir do ano que vem. E é claro que o veículo não vai encontrar um mercado muito amigável, já que ele terá que competir com outros carros do mesmo segmento e que também já estão fazendo sucesso, como o Porsche Boxter. Se você pretende visitar o Salão nos próximos dias, então coloque este carro na lista dos obrigatórios para visitar.

A versão top de linha que está sendo apresentada n terá um motor 5.0 V8 Supercharged, que terá 495 cavalos de potencia. O carro ainda terá uma outra opção que será vendida com um propulsor 3.0 v6 Supercharged de 340 Cv ou 380 cv, que vai acabar dependendo da configuração final que o motorista escolher. Mas independente do modelo e da configuração que o motorista escolher na hora da compra deste novo lançamento da marca, o carro terá um câmbio automático de 8 marchas. Além disso foram confirmadas também que o carro terá tração traseira e também uma carroceria de alumínio.

F-type

Falando um pouco do design do carro, ele realmente é muito bonito e provavelmente vai chamar muito atenção das pessoas que estiverem circulando pelo Salão do Automóvel. Segundo o que foi informado pelos responsáveis pelo desenho do carro, a ideia da montadora era deixar as linhas mais puras possíveis, sem inventar muito.Isso porque o carro já está sendo lançado como sendo um retorno da Jaguar ao segmento de grandes máquinas, e a estratégia de marketing resolveu não deixar o carro muito fora do design que as pessoas já estão acostumadas. Alguns detalhes realmente acabam chamando atenção neste modelo da supermáquinas. Por exemplo, a maçaneta do carro fica embutida na porta. Na parte da frente do veículo, o carro ganhou faróis exclusivos , e também alguns outros elementos de modelos variados da Jaguar.

Por exemplo, a traseira do carro foi claramente inspirada nos muscle cars norte-americanos, como Camaro, Viper e Mustang. Mas o design do carro é muito inteligente e conseguiu colocar estas referencias sem fazer com que o veículo perdesse o esportivo luxuoso.

Confira mais fotos:

  • Galeria: Foto 1 de 4
    Galeria: Foto 1 de 4
  • Galeria: Foto 2 de 4
    Galeria: Foto 2 de 4
  • Galeria: Foto 3 de 4
    Galeria: Foto 3 de 4
  • Galeria: Foto 4 de 4
    Galeria: Foto 4 de 4