A montadora de automóveis Jaguar faz parte da empresa automobilística indiana Tata Motors. Trata-se de uma empresa especializada em veículos de alto luxo e sofisticação que competem diretamente no mercado com a Audi, BMW Mercedes-Benz, Porsche e Cadillac. A empresa foi fundada em 1922 e passou por diversas fusões e separações constante com diversas empresas do ramo, mas ano de 1989 foi comprada pela Ford Motor Company numa tentativa de alavancar o setor de automóveis luxuosos da marca.

No entanto, as expectativas não foram alcançadas e a empresa sofreu muitos prejuízos após a compra precisando vendê-la para o grupo indiano em março do ano de 2008.

Jaguar sedã XE

A partir dai a empresa conseguiu novos investimentos que lhe proporcionaram maior desenvolvimento e crescimento na produção e em vendas de automóveis de luxo para todo o mercado. Sendo assim, a empresa tem trazido novidades constantes em seus modelos, como é o caso do teaser do novo sedã XE em suas páginas oficiais do Twitter e Facebook com quatro meses de antecedência do lançamento que está previsto para o Salão do Automóvel de Paris que será realizado no início de outubro desse ano.

A imagem revelada é um tanto quanto enigmática e mostrar apenas a “carcaça” do veículo. Trata-se de uma estrutura elaborada com muito cuidado feita a partir de arquitetura completa de alumínio. Esse tipo de plataforma estrutural dos veículos da Jaguar foi lançado em 2013 com o modelo conceitual do C-X17 e tem sido uma aposta constante da montadora a partir de então.

Jaguar sedã XE

O novo sedan entrará na mesma categorização dos modelos da marca chamados de XF e XJ e concorrerá diretamente com modelos como BMW série 3, Mercedes-Benz Classe C e o Audi A4. Com relação aos diferenciais apresentados no modelo está principalmente a potência do motor, que será ofertado na versão topo de linha com motor V6 de 3.0 e impressionantes 380cv de potência, enquanto a versão inicial contará com motor 2.0 Turbo.

Embora pouco se saiba sobre os demais atrativos e novidades que serão apresentadas nesse modelo o que se sabe é que o lançamento é uma das medidas de reposicionamento da marca perante o mercado automobilístico, já que a Jaguar percebeu que não poderia sobreviver no mercado somente pela venda de veículos de alto luxo e teria que se adequar às tendências do mercado que vem apontando para o crescimento das vendas dos modelos sedan compacto de luxo.