No primeiro trimestre deste ano a Jaguar revelou a nova geração de XF. A novidade chegou com três versões, uma de entrada, uma mais esportiva e a versão top de linha, que também é a mais cara das três. O modelo da marca mais vendido do mundo, o XF desembarcou no Brasil com a missão de conquistar o seu lugar na liderança do mercado brasileiro dentro do segmento de sedãs médios de luxo, ainda em 2016.

Entre os principais concorrentes do XF por aqui estão o Série 5, da BMW, o A6, da Audi, e o Classe E, da Mercedes. Com diversas mudanças, a nova geração do XF chega com novidades bem interessantes e promete esquentar o mercado de sedãs de luxo do Brasil.

Ficou curioso? Continue lendo e confira o que chega de novo no Jaguar XF.

A nova geração do Jaguar XF

Jaguar XF sofre mudanças na direção e material

Todas as mudanças que aparecem na nova geração do XF foram feitas pensando no objetivo final da marca: que é conquistar uma parcela ainda maior dos mercados internacionais, como o brasileiro.

Com uma carroceria completamente nova composta por 75% de alumínio e apenas 25% de aço, o novo Jaguar XF chegou mais rígido do que a versão antecessora e 190 quilos mais leve. Hoje ele pesa 1.590 quilos no total.

Além disso, a novidade vem com uma distância entre-eixos 51 milímetros maior, o que fez com que o espaço interno do sedã chegasse ainda maior. No total são cinco litros a mais no porta-malas, 15 milímetros a mais para as pernas, 24 milímetros a mais para os joelhos e também um aumento de 27 milímetros para a cabeça dos passageiros.

O sedã ganhou também um câmbio novo, que agora é de oito marchas, e uma nova suspensão dianteira do tipo Double Wishbone, que é a mesma que equipa o F-Type, companheiro de montadora.

O visual também não foi deixado de lado. As principais mudanças na parte externa do veículo estão concentradas na parte traseira, que agora chega equipada com lanternas de LED, que também foram emprestadas do companheiro F-Type.

Jaguar XF sofre mudanças na direção e material

A novidade chegou em três versões diferentes. A Prestige, versão de entrada, está sendo comercializada por R$ 264.700, a R-Sport, versão mais esportiva, chega no mercado por R$ 288.600, e a S, versão topo de linha, que aparece por R$ 381.100.

Por fim, a última novidade que chamou atenção no novo Jaguar XF é a sua nova direção, que agora é elétrica. Por muito tempo alvo de preconceito da Jaguar, a direção elétrica foi finalmente integrada a um de seus modelos. Isso porque ela foi desenvolvida especialmente para a marca, atendendo aos gostos da montadora e agora equipando todos os modelos vendidos pela Jaguar.

De desempenho surpreendente, a nova direção é precisa, leve na hora de manobrar e pesada em altas velocidades, e dona de um desempenho consideravelmente maior do que a antecessora. Além disso, ela sofre mudanças sensíveis que variam de acordo com o modo de direção escolhido.