A Stellantis começou a divulgar as primeiras informações oficiais sobre o novo Compass 2026, incluído a primeira imagem oficial no formato de teaser. A foto revela algumas características interessantes das escolhas feitas para o design do carro. Além disso, a montadora promete alguns avanços para o modelo.
As mudanças serão mais drásticas em virtude deste modelo ser construído a partir da base STLA Medium usada pelos mais recentes lançamentos da Stellantis e deixará de lado a plataforma Small Wide 4x4. Essa é a mesma arquitetura que já está sendo utilizada em modelos recentes, incluindo Peugeot 3008 e Opel Grandland na Europa.
Essa arquitetura comporta veículos com comprimentos que podem variar entre 4,3 e 4,9 metros, além de entre-eixos de 2,7 a 2,9 metros. Estes são dados que podem ser utilizados como base para antecipar o tamanho do novo Compass, já que estes dados ainda não foram divulgados. Mas espera-se que o veículo tenha mais espaço para passageiros e bagagem.
Em termos mecânicos, a estrutura desta base permite arquitetura elétrica de 400 volts e suporta motores elétricos com potências entre 220 cv e 390 cv, indicando que a versão EV do próximo Compass seguirá por esse caminho. Esse carro também terá carregamento de 20% a 80% em 27 minutos e acomoda baterias de até 98 kWh, entregando autonomia de 500 km a 700 km.
Com todas as possibilidades que essa arquitetura oferece, tudo indica que o Compass seja lançado tanto com versões híbridas como também micro-híbridas. Esse será um lançamento que segue o conceito “multi-energia” aplicado nos lançamentos mais recentes do grupo Stellantis.
A expectativa é que este carro seja oficialmente lançado na Europa ainda neste ano. Já a partir de 2026 ele deve ser lançado na América do Norte. No Brasil, pelo menos até o momento, esse novo Compass ainda não tem previsão de chegada.