Não é surpresa para ninguém que as montadoras sul-coreanas tomaram uma grande fatia do mercado mundial. Com isso, há uma disputa ferrenha entre essas companhias para conseguir ampliar sua vantagem sobre a concorrência. Nesse contexto, com a Hyundai sendo capaz de alcançar um sucesso relativo com modelos como o Equus e o Genesis no mercado norte-americano, a Kia decidiu não esperar mais e contra-ataca com modelos maiores e que visem um público mais elitizado. Por isso, o modelo que era o sedã top de linha chamado Quoris – ou K9, como era conhecido na cidade-sede da montadora, bem como em outras partes do mundo, como no Brasil – para esse mercado, nascendo então o novíssimo K900, que foi rebatizado por questões de marketing, como diz oficialmente a Kia.

Certamente essa visão mais arrojada se deve à chegada do designer alemão Peter Schrever, que atualmente é responsável pela criação do design da Kia. Com esse reforço de peso entre o time de colaboradores da Kia, a realidade é que os carros acabaram assumindo uma reestilização para se assemelhar aos modelos alemães, por um lado. Já por outro, o que ocorre é que os carros maiores parecem como os grandes italianos contemporâneos, ou seja: a Kia, cada vez mais se coloca como uma marca, não mais da Coreia do Sul, mas sim, como uma montadora global.

Kia K900

O Kia K900 representa, então, uma nova cartada no jogo dos lançamentos de impacto, para que se destaque no segmento de carros Premium – os luxuosos, que custam valores elevados. Esse lançamento foi apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Los Angeles, nos Estados Unidos – o que foi cuidadosamente pensado para expor esse, que será o modelo mais importante a ser lançado para o público norte-americano.

O K900 é um sedã que tem 5 metros de comprimento e vem com detalhes distintos à versão anterior, como os faróis mais modificados, rodas e grades. Além disso o modelo ganhou friso cromado em sua área traseira. As demais modificações foram a título de adequação à legislação de trânsito dos Estados Unidos – como faróis de lente feita com coloração amarela em suas extremidades; rodas aro 19’’. Tudo isso, com um design levemente mais elegante.

2014 Kia K900

A Kia se aproveitou das plataformas dos modelos Equus e Genesis, da Hyundai, o que faz com que o K900 tenha uma potente motorização que pode ser de 3.8i V6, oferecendo 311 cv, ou mesmo 5.0i V8, de 420 cv. Esse conjunto conta com câmbio automático de oito velocidades.

Nos EUA, o Kia K900 começará a ser comercializado ainda no primeiro trimestre do próximo ano, 2014. No Brasil, o Quoris ainda não conta com uma data de lançamento oficial – embora já tenha sido exposto no Salão do Automóvel de São Paulo.