Desde que se instalou no Brasil, o grupo Hyundai/Kia parece não ter limites. O grupo recentemente alcançou a posição de quinta maior montadora de automóveis no mundo, e por isso, parece que quer voos ainda maiores. Em todos os países, eles estão ampliando seus horizontes e aqui no Brasil não foi diferente, inaugurando uma fábrica no ano de 2010 com capacidade de produção de carros muito grande e que atualmente produz cerca de 150 mil carros por ano.

Os modelos trazidos pela Hyundai/Kia são diversos e muitos ainda estão por chegar. O recente sucesso do i30, o médio de luxo compacto que fez muito sucesso e abocanhou muito do setor que o Golf tinha a liderança, hoje é referencia para a marca, que promete incomodar no segmento de carros populares com o HB20, que promete ser o "anti-Gol", um carro popular, como a Hyundai fabrica na sudeste asiático e nos outros países.

Visando isso, a Hyundai promete lançar em 2013 um médio para ficar entre o i30 e o novo HB20, o que seria mais ou menos um concorrente para Volkswagen Polo, Fiat Punto e Ford New Fiesta Hatch. O Kia Rio deverá ser um compacto Premium com diversas características de luxo, que o deixam como um carro completo e diverso, além de possuir uma grande diversidade de equipamentos e acessórios que promete fazer a concorrência ficar ultrapassada, já que a tecnologia usada é importada e muito mais avançada do que acusada atualmente no país.

Kia Rio - Frente

Configurações do Lançamento

O Kia Rio contará com duas configurações, a hatch de quatro portas e uma variante mais esportiva, de duas portas. As duas configurações tiveram suas linhas desenhadas por Peter Schreyer, ex-designer da Audi, que conferiu um design muito mais agressivo e moderno as suas linhas. Além disso, seguindo a tendência de toda a linha Kia, o Kia Rio terá a nova grade da família de todos os carros atuais da Kia e uma lateral de fortes vincos à moda do Elantra.

Kia Rio

Quanto às medidas, o Kia Rio é grande, seguindo a tendência dos compactos da categoria de serem imponentes, causando uma boa impressão no trânsito. Apesar disso, ele não chega a ser pesado nem difícil de dirigir. O espaço entre as pernas é grande e o porta malas tem 288 litros, considerado mediano para a categoria, mas que é um ponto relativo, já que o espaço interno é o campeão da categoria.

Kia Rio - Traseira

Dirigibilidade

Dirigir o Kia Rio é uma experiência e tanto. A visibilidade está na média, se parecendo com um compacto normal. O carro é baixo, portanto quem tem menos de 1,70 metros de altura pode se sentir muito baixo, mas a regularem do banco pode ajudar a essa impressão se extinguir. Além disso, o banco do motorista possui ajuste de altura e a coluna de direção em altura e profundidade. As balizas são feitas sem maiores dificuldades, embora as grandes colunas traseiras possam atrapalhar um pouco os motoristas mais baixos.

Design Interno

Por dentro, o Kia Rio tem visual clássico, que agrade e não compromete. É um visual classudo que veio para agradar à todos. O quadro de instrumentos tem aspecto clássico com caracteres vermelhos na tela digital ao centro do velocímetro. Os materiais do painel são quase todos rígidos, e o conjunto apresenta solidez.

Kia Rio - Interior

O acabamento interno não é uma primazia, mas mesmo assim não deixa a desejar e supera concorrentes diretos, como o Volkswagen Polo, por exemplo.

Kia Rio - Interior

Opções de Motorizações

Já lançado na Europa, as ofertas de motorização por aqui em 2013 podem seguir a oferta do velho mundo, são quatro opções, além de três caixas de câmbio. Os grandes destaques são os dois modelos à gasolina: 1.2 de 85 c.v. e 1.4 de 109 c.v., de quatro cilindros, ambos com ajuste variável das válvulas na admissão e no escape. No México, os dois motores à gasolina já estão disponíveis para venda, e é de lá que os carros devem ser importados para o Brasil.

Kia Rio - Motor

Ao contrário do novo i30, dessa vez a fabricante garantiu que o Kia Rio será flex, atendendo a exigência do mercado nacional, que praticamente não aceita mais carros que não são flex. O Kia Rio contará com motores modernos, como é o 1.4, que pode vir com um câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro e com resposta rápida acima de 1800 RPM. O 1.2 é mais lento e obrigará a um uso mais intensivo do câmbio de cinco marchas, mais preciso e suave do que o de seis marchas.

Mecânica

A mecânica do Kia Rio se mostra uma feliz escolha de acertos, como a suspensão McPherson à frente e barra de torção atrás, que satisfaz em curvas e em terrenos mais agudos. O carro não chega a apresentar nenhum risco em questão de estabilidade em curvas. Quanto aos pneus, o lançamento mundial em Lisboa tinha pneus de 195 a 205 mm de largura, em rodas aro 16 e 17, pneus bonitos, mas que poderiam ser mais confortáveis.

Os acertos continuam na direção elétrica, suave em manobras no intenso trânsito da cidade e um pouco lenta na versão 1.4, mas nada que prejudique o desempenho do carro no geral. O pedal do freio é esponjoso, mas com jeito o motorista logo se adequa a ele, e o carro é estável e responde bem as fundagens. A Kia fez questão de fazer um carro seguro, e para isso, equipou todas as versões com duplo airbag, airbags laterais, freios ABS com EBD e BAS, controle de estabilidade (ESP) e cinto de três pontos com pré-tensionamento para todos os ocupantes, um dos grandes atrativos e pré-requisitos para triunfar no mercado europeu.

Se mantiver o que ele oferece na Europa, o carro tem tudo para fazer muito sucesso aqui no Brasil e triunfar no segmento. Resta saber se o preço será atrativo, pois se ele for muito caro, pode competir internamente entre o i30, o que não é muito bom para a própria empresa.