Ainda sem grandes revelações oficia de parte da Kia, o SUV compacto batizado com o nome de Stonic finalmente deu as caras, mesmo que ainda sob uma forte camuflagem, ainda não dando para conferir todos os detalhes. As fotos que foram divulgadas em diversos sites e blogs estrangeiros especializados mostram o carro sendo flagrado ainda durante sua fase de testes.

Kia Stonic aparece em flagrantes nas ruas

A previsão da montadora ainda segue a mesma, sendo que tudo leva a crer que o carro seja oficialmente lançado até o final deste ano de 2017. Este carro foi confirmado pela Kia como um lançamento global, ainda sem data definitiva de quando ele poderá começar a ser encontrado nas concessionárias da montadora.

O que pode ser visto nas imagens e com base nas informações, ainda escassas, reveladas pela montadora, é que o Stonic terá um porte muito parecido com o KX3, modelo asiático. Mas a Kia confirmou que o modelo está sendo desenvolvido na mesma plataforma da Kia Rio.

Quando for lançado no mercado global, tudo leva a crer que Stonic não carregue consigo os traços bastante particulares dos lançamentos dos carros que são mais focados no mercado ocidental. O crossover dever ser bastante influenciado não apenas pelo compacto mas também deverá ter alguns elementos de um carro conceito apresentado pela Kia no ano de 2013, chamado de Provo Concept.

Desempenho

Kia Stonic aparece em flagrantes nas ruas

Com base no que está sendo especulado no mercado internacional, a Kia deverá manter as mesmas opções lançadas com o KX3 em relação ao Stonic. Portanto, o crossover deve chegar nas concessionárias com um motor 1.0 de 3 cilindros turbo, movido a gasolina, e que deve entregar ao motorista 100 cv de potência. Mas este número pode chegar até 120 cv.

Existe também a possibilidade que a Kia opte por disponibilizar uma segunda opção de versão para o seu Stonic, que deve ser um motor 1.4 diesel que deve ter uma potência entre 76 cv e 89 cv.

Fabricação

Uma outra informação que ainda é mantida em sigilo pela Kia é onde este lançamento deve ser produzido. Tudo leva a crer que fique entre as plantas da Coreia do Sul, da Eslováquia ou então do México. Mas quando chegar ao Brasil, com certeza o veículo será importado do México.