Apenas um dia após a isenção do Imposto de Importação concedido a veículos elétricos, híbridos ou movidos a hidrogênio concedida pelo Governo Federal, a Kia foi a primeira a se pronunciar.

Na quinta-feira (29), a montadora confirmou a vinda do Soul EV ao Brasil. A versão elétrica do crossover que já é vendido aqui em sua versão a combustão deve chegar ao país apenas em 2016.

A demora se deve à espera da fabricante por outra resposta do governo: pede a redução do IPI, de 25% para 7%, o atual cobrado para carros 1.0 com motor movido a combustão.

Mas e o preço?

Kia traz Soul elétrico ao Brasil após isenção

Apresentado pela primeira vez no Salão de São Paulo em 2014, o Soul EV entrou na onda sustentável e na produção cada vez mais crescente de carros ecologicamente corretos.

Mas para quem ficar interessado não espere um preço muito amigável. É provável que custe entre R$ 120 e R$ 150 mil. Para efeitos de comparação, hoje o Soul a combustão vendido no Brasil parte de R$ 88.900.

O novo Soul EV

A versão elétrica contará com os mesmos equipamentos do irmão a combustão: direção elétrica, partida por botão, tela multimídia com câmera de ré e Bluetooth, faróis e lanternas com LED, freios a disco nas quatro rodas e revestimento em couro nos bancos.

Além disso trará um carregador de 6,6 kW e a tecnologia Organic Light Emiting Diode (OLED). O sistema servirá para a redução do consumo de energia e do acúmulo de calor em seu painel de instrumento.

Segundo a Kia, o OLED permitirá ao condutor verificar rapidamente a quantidade de carga restante na bateria. Também para ajudar no consumo de energia, no computador de bordo o motorista receberá informações detalhadas sobre o consumo do carro e dicas para uma condução econômica.

Por conta da estrutura do carro, com motor na base do chassi e bateria sob o piso do veículo, a versão elétrica tem o chão do carro mais alto, o que causa uma perda de 8 cm de espaço para as pernas dos ocupantes em comparação com a versão a combustão.

Motor e bateria

Montado na base do chassi, o motor rende 109 cv e 29 kgfm de torque. Equipado com uma bateria de lítio íon polímetro de 360 volts e 27 kWh, tem autonomia de 179 km na estrada e 219 km na cidade, segundo o divulgado pela Kia.

Para ser recarregado, o Soul conta com duas tomadas padrão na grade dianteira, uma delas para carregamento rápido – realizado a 480 volts.

Kia traz Soul elétrico ao Brasil após isenção

O tempo de recarga de uma bateria totalmente descarregada gira em torno de 24 horas em uma tomada de 120 volts e menos de cinco horas em uma tomada de 240 volts. Há também a opção de recarga rápida em postos especiais, que promete 80% em apenas meia hora.

Além disso, conta também com um sistema de freios regenerativos, que podem recuperar até 12% da energia cinética que é dispersada nas frenagens.

Soul EV x Soul a combustão

Apesar de parecidos por fora, as duas versões guardam algumas diferenças. Uma delas é a potência do motor: 109 cv do EV contra 128 cv do a combustão.

Externamente as diferenças são poucas: por não ter radiador, a versão elétrica ganha um bocal para conexão do cabo de carga no lugar da grade frontal com tomada de ar da versão a combustão.