A Lamborghini finalmente está deixando os mistérios de lado e divulgando mais informações sobre um dos seus mais importantes lançamentos dos últimos tempos: A Lamborghini Sesto Elemento. Não é a toa que este carro está lançado com todos os cuidados de uma boa estratégia de marketing, afinal de contas a máquina está sendo feita como parte das comemorações dos 50 anos da montadora no mundo. E como forma e comemorar decidiu entregar aquele que promete ser um dos carros mais exclusivos dos últimos tempos.

Lamborghini Sesto Elemento

Vale lembrar que a primeira vez que a montadora falou abertamente do modelo foi no Salão de Paris que aconteceu em 2010. Na época ainda se tratava a ideia como um carro conceito, que poderia não ser nem ao menos lançado, pelo menos de acordo com os diretores da montadora. Mas já se sabia na época que a fabricante realmente estava pensando no seu lançamento, sendo que o que ainda não estava sendo dado como certo era o fato do carro ser lançado e fabricado em larga escala ou se seriam apenas algumas unidades comemorativas, o que acabou acontecendo.

O próprio nome do carro já dava a pista que o projeto deveria ser, no mínimo, misterioso, e a montadora acabou desviando do assunto nos últimos dois anos sempre que era questionada sobre quando o carro seria lançada ou quando, pelo menos se ouviria alguma novidade sobre o Sesto Elemento. Na última semana, no entanto, um descuido acabou obrigando a montadora a voltar a falar do assunto, já que tudo apontava para um lançamento mais para o final do ano. Uma revista importante do segmento automotivo nos Estados Unidos teve acesso a informações privilegiadas sobre o carro e acabou tornando elas públicas. A montadora acabou liberando algumas informações sobre o carro para a imprensa internacional no dia seguinte ao vazamento.

O mais interessante desta história é que a montadora também sofreu com este “problema” alguns dias antes da abertura oficial do Salão de Paris no ano de 2010. Isso porque alguns desenhos que seriam confidenciais do projeto acabaram sendo vazados na web, o que reforça a tese de alguns que acreditam que na verdade estes surgimentos de informações na internet também faz parte de uma interessante e bem orquestrada jogada de marketing para o lançamento do carro.

Exclusividade

Mas a jogada de marketing que se faz em torno do lançamento deste carro é diferente das outras montadoras, e até mesmo a própria Lamborghini, quando faz a divulgação para reformar a venda dos carros aos consumidores. Na verdade, a intenção aqui é criar um grande evento com a fabricação do carro, já que ele terá apenas 20 unidade sendo produzidas, ou seja, provavelmente não precisará de nenhum esforço de venda para esgotar a produção. Trata-se muito mais de um lançamento institucional da montadora apenas para a comemoração do seu aniversário e também para entrar para a o segmento de carros que entram para a história justamente por causa das poucas unidades produzidas.

A montadora também confirmou que o carro vai entrar para produção apenas no final deste ano, portanto nos próximos meses ainda deverão surgir algumas outras novidades relacionadas ao carro. Além disso, a montadora também ainda não confirmou como será feita a distribuição destas 20 unidades, se elas ficarão concentradas em apenas um país ou se haverá importação.
Além das imagens que acabaram sendo divulgadas pela montadora sobre o carro, tudo leva a crer que a Lamborghini não vai fazer grandes alterações no design que foi apresentado na ocasião do Salão de Paris.

Galeria

  • Lamborghini Sesto Elemento - Foto 1
    Lamborghini Sesto Elemento - Foto 1
  • Lamborghini Sesto Elemento - Foto 2
    Lamborghini Sesto Elemento - Foto 2
  • Lamborghini Sesto Elemento - Foto 3
    Lamborghini Sesto Elemento - Foto 3
  • Lamborghini Sesto Elemento - Foto 4
    Lamborghini Sesto Elemento - Foto 4
  • Lamborghini Sesto Elemento - Foto 5
    Lamborghini Sesto Elemento - Foto 5
  • Lamborghini Sesto Elemento - Foto 6
    Lamborghini Sesto Elemento - Foto 6
  • Lamborghini Sesto Elemento - Foto 7
    Lamborghini Sesto Elemento - Foto 7
  • Lamborghini Sesto Elemento - Foto 8
    Lamborghini Sesto Elemento - Foto 8

Apenas pequenas alterações na rigidez da carroceria e na segurança serão realizadas. Parece que a montadora realmente consegui transportar todo o conceito futurista que projetou para o carro conceito no modelo que será produzido. E não estamos falando apenas na parte externa do design do veículo, mas os motoristas que tiverem a oportunidade de entrarem dentro do carro poderão perceber que realmente o carro vai apresentar um interior também muito moderno.

Dentre os destaques da parte de dentro do carro estão os bancos que são diretamente ligados a estrutura do carro, que é feita em sua maior parte com fibra de carbono. Além disso, de acordo com os projetos que foram apresentados do carro, a parte de dentro será dividida em duas estruturas individuais de absorção de impacto, o que acaba tornando muito mais fácil a remoção das peças para manutenção.

Mesmo com algumas alterações no projeto inicial a montadora garante que o carro ainda consegue manter um dos seus elementos mais importantes que é a leveza. A fibra de carbono garante que o veículo continue pesando menos de 997 quilos.

Motor V10

O carro também vai estar equipado com um dos motores mais potentes apresentados por um carro feito pela montadora. De acordo com as informações, o Sesto Elemento estará equipado com um 5.2 V10 de 578 cv que faz o carro ir de 0 a 100km/h em menos de 2,5 segundos e alcança velocidade máxima de 322 Km/h.

O preço do carro será de 2 milhões de euro, que na cotação atual chaga a R$ 5,3 milhões, isso sem os impostos de importação.
Mas uma má notícia para as pessoas que podem comprar um modelo como estes. O carro poderá ser utilizado apenas como exposição ou para correr em pistas de corrida, pois como ele manteve quase todas as características de um carro conceito, ele não poderá ter permissão para rodas pelas ruas das cidades.