A marca brasileira Lecar apresentou nesta semana um protótipo, que deve ser muito próximo do modelo final de produção, de seu carro inédito 459. O projeto passou por mudanças, tendo sido concebido para ser um carro elétrico, mas que agora adota um sistema híbrido flex, com motor a combustão fornecido pela Horse (o mesmo usado por Renault Kardian e Nissan Kicks).
Quando comparado com o projeto original, esse modelo teve mudanças visuais. Na parte da frente, o 459 passa a contar com para-choque com formato retangular, faróis bem integrados e conjunto de iluminação em LED que, segundo a Lecar, “lembra uma onça-pintada”.
Na lateral, o modelo adota um visual mais clean, com maçanetas retráteis e rodas com acabamento diamantado. Na parte de trás, o modelo conta com caimento do teto suave e lanternas integradas ocupando toda a largura do carro.
A estrutura do carro terá 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,52 m de altura, distância entre-eixos de 2,70 m e porta-malas com capacidade para 530 litros.
O conjunto mecânico escolhido pela montadora aposta na combinação de motores térmicos e elétricos, com o conhecido propulsor 1.0 turbo flex da Horse (o mesmo usado por Kardian e Kicks) associado a um powertrain EV. O motor a combustão será utilizado apenas como gerador de energia. A tração virá do motor elétrico de 163 cv e 26,3 kgfm, fornecido pela WEG e instalado no eixo traseiro.
De acordo com os dados oficiais divulgados pela montadora, o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 10,9 segundos. A autonomia prometida é de 1 mil km rodados com o veículo utilizando apenas 30 litros de etanol.
Dentre os itens prometidos, o Lecar terá o pacote ADAS com sistema de permanência em faixa, controle de velocidade adaptativo, assistente de frenagem de emergência e sistema de alerta de pontos cegos.
A produção será concentrada no estado do Espírito Santo e a previsão é de que as vendas comecem em 2026.