A Lexus apresentou esta semana, no Salão de Genebra, o UX, que será oficialmente o seu primeiro SUV compacto. O carro vai utilizar a mesma plataforma que a empresa já utiliza para produzir o Toyota C-HR, que acabou mudando de nome e se tornando GA-C. O carro, em relação as estratégias de venda, ficará logo abaixo do NX.

Lexus apresenta novo SUV compacto

O carro foi apresentado com as seguintes medidas: 4,49 metros de comprimento, 2,64 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,52 m de altura. As suas medidas transformam este modelo em um carro mais comprido do que um dos seus principais concorrentes, o BMW X1. Já em relação ao Range Rover Evoque será 12 cm maior.

O carro, em relação ao seu design, apresenta diversos elementos que fazem parte da assinatura que a marca vem imprimindo nos seus lançamentos mais recentes, tais como a grade hexagonal com a parte central mais fechada e as grandes tomadas de ar. Já os faróis são um pouco mais discretos.

Lexus apresenta novo SUV compacto

Na parte de trás do carro existem 120 lâmpadas de LED nas lanternas. As peças se encontram por meio de uma barra central, que chega a 3 milímetros em sua parte mais estreita.

Em relação ao conjunto mecânico do novo UX, o carro terá basicamente o mesmo encontrado no modelo UX 250h, formado por um motor 2.0 a gasolina e outro elétrico, com potência combinada de 180 cavalos. Também haverá uma versão a combustão, UX 200, que também tem um motor 2.0. A potência, neste caso, não foi divulgada.

Lexus apresenta novo SUV compacto

Dentre os itens de segurança que poderão ser encontrados neste carro estão frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres, inclusive a noite, alerta de mudança de faixa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e reconhecimento de placas de trânsito.

Até o momento não existe a previsão de lançamento do novo modelo no mercado brasileiro, mas como este é um dos segmentos mais importantes dentro do mercado de carros premiuns, existe uma grande chance que a Lexus traga o UX para cá.