No dia 2 de dezembro de 2013, a montadora de carros de luxo Lexus – uma divisão da Toyota – fará a apresentação, em caráter oficial, de seu novo modelo RX. Toda a reestilização desse carro que é ao mesmo tempo um utilitário e um esportivo, é conhecido no Japão pelo nome de Toyota Harrier, e fará estreia, de início na cidade-sede da fábrica, na Ásia.

No ano de 2013 chegará, entretanto, a versão tradicional do RX. Já para o ano que vem, uma grande novidade será posta à venda no mercado: a variante híbrida do Lexus RX.

Detalhes do Lexus RX Híbrido

Lexus RX Híbrido

Esse novíssimo carro tem como equipamentos, uma motorização de 2.5 com ciclo Atkinson, além de motores traseiro e dianteiro com abastecimento via energia elétrica. A Lexus se dedicou à criação desse modelo luxuoso, como modo de se adequar à restritiva legislação que controla a emissão de poluentes no Japão. Segundo a determinação, os veículos que agredirem menos ao meio ambiente, terão seus impostos reduzidos.

A potência do modelo híbrido, quando se combinam as duas fontes energéticas é de 197 cavalos. Sua tração é tanto dianteira quanto traseira, embora a força na parte de trás do modelo fique sob responsabilidade e controle da motorização elétrica daquela região. Não obstante toda a tecnologia dos motores envolvidos no modelo, ainda há um tipo de amortecimento especial, que é adaptativo, bem como sistema de segurança de alta tecnologia, capaz de manter o carro dentro de sua faixa, além de ajudar na hora de frear o RX Híbrido, caso haja risco de colisão, ou de detecção de obstáculos no trajeto.

Lexus RX 2014

Assim, a impressão que se tem ao dirigir um RX Híbrido é a de que você paira sobre o piso da estrada. Assim, a sustentabilidade é plenamente aliada à performance, com um conforto sem igual. Até mesmo a poluição sonora é minimizada neste carro. Nem quando se dá a partida no automóvel, tampouco quando se acelera até 40km/h há qualquer ruído emitido de forma mais audível, diferente da maioria dos veículos, de todos os segmentos – nos quais o ronco do motor é algo até valorizado por fás e divulgado de modo enfático, pelas montadoras.

Aqui no Brasil, a versão anterior do RX, ainda tradicional, foi lançada no ano de 2012; e, infelizmente, não há qualquer previsão da versão híbrida chegar a nosso mercado. No Japão, o carro será comercializado pelo valor de 3.610.000 ienes – cerca de R$ 83 mil.