A empresa responsável por importar para o Brasil os veículos da montadora Maserati anunciou esta semana a vinda de mais um modelo importado para o Brasil no final deste ano. Desta vez trata-se do sedan médio Ghibli, que foi mostrado esta semana durante o Salão de Xangai. De acordo com as informações que foram divulgadas, o carro começará a ser vendido a partir do final do segundo semestre de 2013, mas a data oficial para o lançamento do carro ainda não foi divulgada.

Maserati Ghibli será lançado no Brasil

Os representantes da Via Itália, que é a importadora responsável por trazer os carros da marca para o Brasil, afirmam que este é o começo de uma nova era para a montadora, já que este carro representa um grande passo adiante no futuro do segmento dos Sedans dentro da montadora. Na verdade, os dirigentes falam que o veículo representa uma transição entre novos conceitos da marca.

O veículo que foi apresentado agora durante o Salão de Xangai vai começar a entrar na linha de produção a partir do segundo semestre deste ano. A marca garante que está fazendo de tudo para acelerar o processo de lançamento global do carro, já que o Ghibli é realmente muito importante para a nova estratégia comercial e para uma mudança de posicionamento da marca. A previsão é que a montadora chegue a marca das 50 mil unidades por ano até 2015, mesmo trabalhando exclusivamente com o segmento de luxo, o que não se torna uma tarefa nada fácil.

De acordo com os números divulgados pela montadora, no ano passado foram 6,2 mil emplacamentos. Agora, com a nova meta anunciada, os números valem para todos os lançamentos, incluindo os sedans Quattroporte (este acaba de estrear nova geração) e Ghibli serão os responsáveis pela maior parte deste volume. Mas é claro que a montadora não vai ter uma tarefa fácil, já que existem concorrentes de peso que deverão ser enfrentados, como o BMW Série 5 e o Mercedes-Benz Classe E

Novidades nos motores

Maserati Ghibli foi apresentado em Xangai

Uma das novidades que este novo sedan está apresentado ao mercado é que trata-se do primeiro motor movido a diesel que a Maserati está lançando. Na verdade, a montadora aproveitou o evento para lançar três novos motores no mercado, incluindo este novo motor que é movido a diesel. Ele é um 3.0 V6 que faz 16,6 Km/l, de acordo com os dados divulgados pela própria empresa, o que torna o propulsor realmente bastante econômico perto dos concorrentes. O motor oferece 275 cavalos de potência e 61,18 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,3 segundos.

Uma novidade interessante que acabou sendo bastante ressaltada durante a apresentação do carro em Xangai está no barulho que o motor faz. Isso porque, de acordo com a empresa, houve um cuidado para que o motor realmente fizesse um barulho que fosse compatível com um carro potente como um Maserati. Ou seja, ele foi ajustado, na verdade, para fazer mais barulho do que realmente ele poderia fazer, ainda mais com as novas tecnologias que a marca está utilizando.

Além do motor a Diesel a montadora também anunciou que os consumidores terão a opção de escolher um motor movido a gasolina. Trata-se de um V6 com dois turbocompressores, e vem com dois tipos de calibração, um com 330 cv e outro com 410 cv. Este último é o diferencial da opção Ghibli S, e acelera o carro de 0 a 100 km/h em 5 segundos, enquanto a versão de menor potência leva 5,6 segundos.

Interior do Maserati Ghibli

Em termos de transmissão, todos as configurações serão lançadas com um transmissão automática de 8 velocidades e também com um sistema de tração integral.

Não foram divulgados preços ainda.

Veja mais fotos na galeria:

  • Maserati Ghibli será lançado no Brasil - Foto 1
    Maserati Ghibli será lançado no Brasil - Foto 1
  • Maserati Ghibli será lançado no Brasil - Foto 2
    Maserati Ghibli será lançado no Brasil - Foto 2
  • Maserati Ghibli será lançado no Brasil - Foto 3
    Maserati Ghibli será lançado no Brasil - Foto 3
  • Maserati Ghibli será lançado no Brasil - Foto 4
    Maserati Ghibli será lançado no Brasil - Foto 4
  • Maserati Ghibli será lançado no Brasil - Foto 5
    Maserati Ghibli será lançado no Brasil - Foto 5
  • Maserati Ghibli será lançado no Brasil - Foto 6
    Maserati Ghibli será lançado no Brasil - Foto 6
  • Maserati Ghibli será lançado no Brasil - Foto 7
    Maserati Ghibli será lançado no Brasil - Foto 7
  • Maserati Ghibli será lançado no Brasil - Foto 8
    Maserati Ghibli será lançado no Brasil - Foto 8