No segmento de sedans luxuosos, ou superluxuosos dependendo dos critérios de classificação que estiverem sendo utilizados, o Quattroporte sempre este nas primeiras posições. Ele já pode ser considerado um veiculo tradicional dentro deste segmento e também fez história especialmente para a marca Italiana Maserati, já que foi o primeiro carro da classe sedan que foi construído e comercializado pela montadora que antes produzia apenas carros que poderiam de categoria cupês e conversíveis. Agora, a montadora está lançando uma prévia do que os motoristas poderão esperar para a próxima geração do veículo.

Maserati mostra novo Quattroporte

A primeira vez que a montadora italiana colocou no mercado o modelo Quattroporte foi no distante ano de 1963, sendo que na ocasião houve um grande lançamento do veículo em um dos maiores eventos do segmento da época, o Salão de Turim, que fica na própria Itália. Aproveitando que o lançamento do carro foi feito praticamente em casa, o Quattroporte acabou sendo vendido com mais força dentro da Itália, conseguindo formar uma boa base de clientes no País. Aos poncos a estratégia da montadora foi ampliando as vendas para outros países da Europa e o carro foi conseguindo ter um aumento considerável nas vendas.

Como deveria se esperar de um carro que já está no mercado desde o início da década de 60, o Quattroporte já passou por diversas modificações ao longo dos anos. A montadora está lançando este ano uma nova geração do carro, que será a quinta já em toda história do veículo, mas além das grandes modificações que o veiculo passou, o carro também ganhava algumas modificações entre o lançamento destas gerações. Mas desta vez a montadora realmente preferiu investir em na modificação de elementos no design interno e externo do carro, modificando algumas linhas já bastante clássicas do carro. Segundo as informações que estão sendo divulgadas pela montadora que está fazendo o lançamento, o desenho do design do veiculo desta nova geração ficou a cargo do estúdio Pininfarina.

Sedan Quattroporte deve chegar em 2013

A história do veículo no Brasil já é um pouco mais complicada de se precisar quando começou. Isso porque a montadora está classificada como sendo uma empresa de grande porte mas nem comparada as gigantes do setor que conseguem ter fábricas em diversos países. As poucas unidades fabris da Maserati na Europa são responsáveis por abastecer praticamente o mercado mundial do mundo inteiro. Por isso, o veículo sempre teve que ser importado para chegar ao mercado consumidor nacional. Depois que a montadora passou a perceber um aumento interessante nos seus resultados comerciais, ela passou a importar diretamente os seus carros para alguns países, como o Brasil. Mas antes desta chegada oficial da montadora no País, os carros já eram trazidos por outras importadoras, tornando complicada a estimativa da data que os veículos entraram no Brasil. Hoje em dia a Maserati já possui uma revenda autorizada aqui no Brasil, colocando nosso país definitivamente no mercado caminho estratégico da marca.

Nova estratégia

O lançamento desta nova geração do Quattroporte está também marcando uma nova fase da empresa em termos de negócios não apenas em alguns países considerados como mercados emergentes, mas também na própria Europa, onde a montadora teve que reestruturar seus negócios para conseguir resistir a forte crise econômica que ainda assola o continente. E as metas da montadora são extremamente audaciosas para esta nova versão do Quattroporte. De acordo com as informações divulgadas no dia do lançamento desta prévia, a expectativa e fazer com que o carro chegue a marca das 50 mil unidades vendidas por ano até 2015. Para ter uma ideia de quanto esta meta pode ser considerada audaciosa, no ano passado foram registradas apenas 6,2 mil vendas da geração passada do sedan de luxo.

E é claro que sempre que uma empresa está precisando dar uma virada nos negócios é necessário fazer alguma modificações. No caso do Quattroporte, sempre todos os redesenho respeitaram o consumidor do veículo que foi identificado como mais clássico. Estas modificações no design da quinta geração que está sendo apresentada pode ser considerada um pouco mais ousada, mas mesmo assim ainda foram cuidadosas. Por exemplo, na parte frontal do carro as modificações ficaram concentradas nos faróis que acabaram ganhando um novo formato, a grade do carro que ficou um pouco menor e mais alta. Além disso, algumas modificações nas linhas gerais do capô e e do para-choque também foram feitas. A montadora conseguiu manter um estilo mais clássico, mas ao mesmo tempo que conseguiu uma abordagem esportiva mais acentuada.

Sedan luxuoso Quattroporte

Na parte de trás o carro também ganhou algumas modificações relacionadas ao design, mas as mudanças foram bem mais sensíveis do que que na parte da frente. Entraram nestas mudanças no desenho das lanternas que ganhou também contornos mais esportivos para acompanhar o farol e também a tampa do porta malas foi redesenhada.

Já na parte interior do veículo a montadora preferiu retirar boa parte dos elementos que eram considerados a mais e deixou o visual um pouco mais limpo, mas algumas pessoas podem realmente estranhar este visual mais clean porque uma das características do modelo era justamente apresentar diversos elementos diferenciados.

É possível notar também que a montadora optou por fazer algumas trocas principalmente na parte do painel do carro, do volante e também na alavanca do câmbio. Boa parte do painel ainda é feito de madeira, e uma outra boa parte do interior do veículo é de couro, sendo que as proporções também não estão muito diferentes do que já era encontrado nos veículos das gerações anteriores.

A montadora acabou não entrando em muitos detalhes relacionados aos motores desta nova geração de veículos, mas tudo indica que o Quattroporte 2013 tenha um motor V8, sendo que muito provável que ele tenha injeção direta de combustível e sistema Start&Stop.

O carro terá seu lançamento oficial no Salão de Detroit do próximo ano, marcada para acontecer no mês de janeiro. Até lá, nenhuma informação relacionada aos preços será divulgada oficialmente pela montadora.