O Salão de Genebra já tem data para acontecer. Será de 6 a 16 de março, na Suíça. E por ser um dos mais esperados eventos do mercado automobilístico mundial, as montadoras já preparam grandes novidades e muitas aparições públicas importantes irão ocorrer por lá.

Pois a montadora japonesa Mazda também pretende aproveitar o palco de Genebra para mostrar ao mundo um de seus maiores lançamentos dos últimos anos, o carro-conceito Mazda Hazumi.

O Mazda Hazumi é um subcompacto com design extremamente moderno e futurista, com linhas arrojadas que buscam tornar o seu conjunto o mais belo possível. E o resultado final mostra que a Mazda conseguiu isso.

MAzda Hazumi

O nome Hazumi significa, em japonês, “brotar” ou “ligar”, o que, segundo a própria montadora japonesa, é extremamente adequado à principal característica desse carrinho: sua energia e desempenho.

Além do Mazda Hazumi, a fabricante japonesa prepara para o Salão de Genebra a apresentação de seu mais novo propulsor movido a diesel, o SkyActiv-D 1.5.

Esse motor será, segundo a Mazda divulgou, muito mais eficiente do que qualquer outro motor movido a diesel produzido por ela ou por qualquer outra montadora. É ver para crer, já que a montadora japonesa afirma que essa novidade de pequena cilindrada representará uma revolução no mercado atual.

Voltando ao subcompacto Hazumi, esse protótipo da Mazda tem como principal chamariz o fato de ser considerado uma espécie de prévia do que virá a ser a nova geração do Mazda 2, que é um modelo que deverá chegar ao público ainda no final desse ano.

2014 Mazda Hazumi

Além dessas novidades, a Mazda também aproveitará o evento na Suíça no mês que vem para comemorar os 25 anos de lançamento de seu crossover mais vendido, o famoso modelo Mazda MX-5. Para isso, a fabricante promete alguma novidade comemorativa em alusão à data importante de sua história.

História essa que já tem mais de 90 anos de muita tradição, tanto no mercado interno do Japão quanto no mercado internacional, já que a Mazda, se não é tão conhecida no mercado brasileiro, é uma das montadoras nipônicas mais conhecidas ao redor do mundo.

Segundo intenções anunciadas pelos seus dirigentes, a Mazda tem planos de retornar ao mercado de países emergentes para competir com suas rivais locais, como a Nissan, a Toyota e a Honda. Entre esses mercados, se encontra o mercado brasileiro, do qual a Mazda deixou de participar no ano 2000.