Para os motoristas que não acompanham atentamente a todos os modelos de carros que são lançados pelas principais montadoras pode ser uma certa surpresa saber que a Mercedes-Benz, mais conhecida por seus carros mais finos e de classe, produza modelos de veículos de modelos mais robustos, como Jipe. Um dos modelos que é fabricado por esta montadora é o Classe G, sendo eu ele já circula pelas ruas de diversas cidades, mas principalmente nos Estados Unidos, desde 1979. Mas realmente o veículo não está entre os mais comuns de serem vistos circulando por aí, já que inicialmente o projeto foi desenvolvido apenas para fins militares.

Mercedes-Benz mostra Jipe futurista

Geralmente os lançamentos dos modelos do Classe G não eram feitos em eventos destinados a carros de passeio e para o público em geral justamente porque o veículo tinha um público muito bem específico. Mas com o tempo a montadora decidiu dar mais publicidade aos modelos que iam sendo lançados nesta categoria, até mesmo pela curiosidade que o modelo gera, seja ele pelo tamanho, pelo porte que realmente é muito interessante, e também pelo próprio fim, já que carros de polícia e militares sempre despertam curiosidade.

Agora a montadora está divulgando imagens de um novo modelo do Classe G que será apresentado integralmente no próximo Salão do Automóvel de Los Angeles. O modelo deverá ser apresentado pela montadora como um carro conceito, sendo que este pode ser um dos grandes chamativos da montadora para que os visitantes entrem e fiquem mais tempo na frente do seu espaço. O carro também foi confirmado como participante de um evento que vai acontecer dentro do salão de Los Angeles, que será o Los Angeles Design Challenge. Como o próprio nome diz, o evento tem como principal objetivo mostrar carros que tenham um design diferenciado.

Modelo policial

Este modelo que está tendo suas imagens divulgadas pela montadora está sendo chamado de Ener-G-Force. E lógo em uma rápida passada de olhos pelo modelo já entendemos melhor porque ele foi selecionado para participar de um evento de design. O carro realmente parece ter saído de um filme futurista. Além disso, muito provavelmente este modelo conceito será a base dos carros que a polícia rodoviária norte-americana vai usar a partir do ano de 2025. Isso porque até esta data não existe uma previsão de renovação da frota que está sendo utilizada pelos norte-americanos.

Ener-G-Force da Mercedes Benz

De acordo com as informações que a montadora também está divulgando juntamente com as imagens, a polícia norte-americana terá que se atualizar cada vez mais rápido em termos de veículos que são utilizados para garantir a aplicação e o respeito das leis em estradas cada vez mais cheias de carros e de pessoas. Com o aumento da população e também com o aumento dos recursos eletrônicos que serão utilizados nas estradas em um futuro muito próximo, além de mudanças no comportamento das pessoas, a polícia terá que ter veículos quer realmente consigam se adaptar a estas novas condições do trânsito. Estes carros novos que a polícia deverá usar vão permitir que os oficiais cheguem nos locais de forma muito mais ágil e rápida, além de oferecer mais segurança e confiança para os motoristas e os passageiros.

Design seguro

Realmente dá pra perceber que a montadora investiu em um design diferenciado pensando justamente nas necessidades que as polícias tem em termos de segurança e também de agilidade. Por exemplo, é possível perceber que na parte de cima existe uma pequena área envidraçada que poderá ser utilizada e que lembra o que é encontrado em alguns modelos de veículos militares de combate. Esta área realmente permite que os policiais tenham um local seguro onde eles poderão utilizar em uma área de patrulhamento ou até mesmo de combate.

Carro conceito estará em los Angeles

Um outro ponto de destaque do carro são as sirenes, que forma colocadas estrategicamente em quatro posições localizadas logo acima do para-brisa. Na verdade, estas sirenes podem ser utilizadas de forma diferente. Elas podem poderão ser utilizadas com o famoso giroflex para anunciar a chegada da patrulha, mas ela também poderá ser utilizada com uma luz fixa e apontando para frente, o que pode tornar o carro essencial nas buscas de locais escuros. Outro destaque do modelo são as rodas do carro que realmente ganharam um acréscimo de tamanho considerável. Isso significa que os carros realmente poderão acessar locais realmente mais complicados e de difícil acesso.

Água como combustível

Uma outra curiosidade que está relacionada a este novo modelo que esta sendo divulgado pela montadora é que este veículo, além de ter uma capacidade de durabilidade, ele também poderá ser movido apenas utilizando água como combustível. A marca informa que o modelo usufrui de um sistema chamado "hydro-tech converter", dispositivo que transforma H2O em energia elétrica, para mover seu motor. A autonomia é de 800 km com um tanque, segundo a MB.

Confira mais imagens do carro conceito da Mercedes-Benz:

  • Ener-G-Force - Foto 1
    Ener-G-Force - Foto 1
  • Ener-G-Force - Foto 2
    Ener-G-Force - Foto 2
  • Ener-G-Force - Foto 3
    Ener-G-Force - Foto 3
  • Ener-G-Force - Foto 4
    Ener-G-Force - Foto 4
  • Ener-G-Force - Foto 5
    Ener-G-Force - Foto 5
  • Ener-G-Force - Foto 6
    Ener-G-Force - Foto 6
  • Ener-G-Force - Foto 7
    Ener-G-Force - Foto 7
  • Ener-G-Force - Foto 8
    Ener-G-Force - Foto 8