A Mercedes-Benz confirmou esta semana para o mercado nacional que o seu modelo Classe S chegará nas concessionárias em quatro versões: Os consumidores poderão comprar os carros com motor a gasolina ou a diesel. Além disso, o carro contará com duas versões de motores híbridas (um motor a combustão e outro elétrico). A montadora destacou ainda que este lançamento será o único a dispensar completamente o uso de lâmpadas. Apesar do anúncio dos carros, a montadora ainda não entrou em detalhes relacionados aos preços e também a data de lançamento.

Mercedes confirma Classe S em quatro versões

A versão S500, que terá o propulsor movido a gasolina, contará com um motor 4.6 litros, já a versão S350 BlueTec terá um bloco 3.0. O primeiro carro vai entregar ao motorista 455 hp de potência, enquanto que o segundo modelo vai entregar para o motorista 258 hp de potência.

Já as versões que serão híbridas também terão uma versão com a gasolina e a outra movida a diesel nos motores que não são elétricos.

A primeira, S400 Hybrid, conta com motor de 3.5 l a combustão combinado a um elétrico. A potência dos dois chega a 245 kW a a 6.500 rpm.

A S350 BlueTEC Hybrid utiliza um bloco 2.0 e o motor elétrico para alcançar 170 kW a 4.200 rpm. A velocidade máxima de todas as versões é de 250 km/h, exceto a da híbrida a diesel, que é de 240 km/l.

Outro destaque do carro, de acordo com a montadora, é que o sistema via conseguir manter um consumo menor de combustível com algumas tecnologias que já estão sendo utilizadas em outros carros da montadora.

Tecnologia de ponta

Mercedes Classe S virá com uma série de itens.

Além do carro contar com uma série de novas tecnologias, a montadora destaca uma série de itens relacionados a tecnologia que estarão fazendo sua estreia no mercado automotivo através do Classe S. Uma destas novas tecnologias seria um detector de ondulações na pista pela qual o carro está passando. O sistema funciona com dois equipamentos integrados ao computador de bordo do veículo: um scanner e também uma câmera. Estes dois dispositivos conseguem detectar irregularidades nas pistas.

Mas é claro que o sistema de detecção não seria muito útil se o carro também não tivesse uma forma de resposta aos dados coletados. Este ajuste é feito diretamente na suspensão do carro através do dispositivo que foi batizado como Magic Body Control. Assim, o carro consegue ser adequado a determinados tipos de pistas, permitindo que mantenha o bom desempenho.

Outros dois dispositivos que também estão fazendo sua estreia no carro permitem que o veículo siga outros carros durante um engarrafamento e também amplifica a força aplicada pelo motorista no pedal do freio conforme a necessidade.

Design

Mercedes Classe S teve algumas mudanças no design.

Uma das mudanças mais significativas em termos de design do veículo foi a mudança aplicada na grade do radiador, que agora é maior e mais vertical. Outra mudança interessante foi o acréscimo de luzes de LED que iluminam todo o carro. A montadora afirma que este é o primeiro veículo que aboliu completamente a utilização das lâmpadas convencionais tanto nos dispositivos que estão do lado de fora do carro quanto os que estão do lado de dentro.

Na parte de dentro o carro conta com um sistema multimídia com duas telas coloridas de alta resolução de 8 polegadas. Enquanto uma tela fica disponível para acesso ao painel de instrumentos, o outro fica com as funções de comunicação, entretenimento e conforto.