A Mercedes-Benz confirmou esta semana para o mercado nacional que o seu modelo Classe S chegará nas concessionárias em quatro versões: Os consumidores poderão comprar os carros com motor a gasolina ou a diesel. Além disso, o carro contará com duas versões de motores híbridas (um motor a combustão e outro elétrico). A montadora destacou ainda que este lançamento será o único a dispensar completamente o uso de lâmpadas. Apesar do anúncio dos carros, a montadora ainda não entrou em detalhes relacionados aos preços e também a data de lançamento.
A versão S500, que terá o propulsor movido a gasolina, contará com um motor 4.6 litros, já a versão S350 BlueTec terá um bloco 3.0. O primeiro carro vai entregar ao motorista 455 hp de potência, enquanto que o segundo modelo vai entregar para o motorista 258 hp de potência.
Já as versões que serão híbridas também terão uma versão com a gasolina e a outra movida a diesel nos motores que não são elétricos.
A primeira, S400 Hybrid, conta com motor de 3.5 l a combustão combinado a um elétrico. A potência dos dois chega a 245 kW a a 6.500 rpm.
A S350 BlueTEC Hybrid utiliza um bloco 2.0 e o motor elétrico para alcançar 170 kW a 4.200 rpm. A velocidade máxima de todas as versões é de 250 km/h, exceto a da híbrida a diesel, que é de 240 km/l.
Outro destaque do carro, de acordo com a montadora, é que o sistema via conseguir manter um consumo menor de combustível com algumas tecnologias que já estão sendo utilizadas em outros carros da montadora.
Tecnologia de ponta
Além do carro contar com uma série de novas tecnologias, a montadora destaca uma série de itens relacionados a tecnologia que estarão fazendo sua estreia no mercado automotivo através do Classe S. Uma destas novas tecnologias seria um detector de ondulações na pista pela qual o carro está passando. O sistema funciona com dois equipamentos integrados ao computador de bordo do veículo: um scanner e também uma câmera. Estes dois dispositivos conseguem detectar irregularidades nas pistas.
Mas é claro que o sistema de detecção não seria muito útil se o carro também não tivesse uma forma de resposta aos dados coletados. Este ajuste é feito diretamente na suspensão do carro através do dispositivo que foi batizado como Magic Body Control. Assim, o carro consegue ser adequado a determinados tipos de pistas, permitindo que mantenha o bom desempenho.
Outros dois dispositivos que também estão fazendo sua estreia no carro permitem que o veículo siga outros carros durante um engarrafamento e também amplifica a força aplicada pelo motorista no pedal do freio conforme a necessidade.
Design
Uma das mudanças mais significativas em termos de design do veículo foi a mudança aplicada na grade do radiador, que agora é maior e mais vertical. Outra mudança interessante foi o acréscimo de luzes de LED que iluminam todo o carro. A montadora afirma que este é o primeiro veículo que aboliu completamente a utilização das lâmpadas convencionais tanto nos dispositivos que estão do lado de fora do carro quanto os que estão do lado de dentro.
Na parte de dentro o carro conta com um sistema multimídia com duas telas coloridas de alta resolução de 8 polegadas. Enquanto uma tela fica disponível para acesso ao painel de instrumentos, o outro fica com as funções de comunicação, entretenimento e conforto.