Pode parecer um tanto estranho afirmar no Brasil que o Mini é um grande sucesso comercial. Isso porque, apesar de cada vez mais unidades serem vendidas por aqui, ainda é relativamente pequena a quantidade de carros deste modelo que encontramos pelas ruas das cidade. Mas o caso do Mini pode ser medido tanto como um sucesso comercial principalmente nos países da Europa quanto também um sucesso em termos de design e concepção.

Mini Paceman Cooper S deverá chegar por R$ 140 mil

Alguns analistas comparam a marca a Apple na ocasião do lançamento do iPhone. Pode até que ser que o telefone da marca de Steve Jobs não seja a maioria entre os usuários do mundo, principalmente nos países em desenvolvimento por causa do preço, mas a marca acabou mudando o mercado em termos de conceito. Existem hoje muitas montadoras que trabalham tentando aproveitar desta moda, que ainda não se sabe se é passageira ou se veio para ficar, em relação aos carros compactos, com um toque retro e sempre muito charmoso.

Tanto é verdade que não existem apenas modelos bem sucedidos de carros deste modelo da marca Mini, que pertence a BMW. Mas apenas a montadora realmente conseguiu tirar um melhor proveito destas tendências, conseguindo desdobrar o modelo em outros. E um destes desdobramentos que foi lançado mundialmente e que já foi anunciado para chegar ao Brasil é o Paceman. A previsão da montadora é que o modelo chegue oficialmente nas concessionárias brasileiras no mês de maio deste ano, e com algumas novidades muito interessantes.

Conceito aprovado

Mini Paceman Cooper S

Apesar de trazer algumas novidades interessantes quando comparado a outros carros do mesmo segmento que já foram lançados inclusive pela BMW, o modelo está trazendo todos os detalhes que já haviam sido mostrados no carro conceito que foi apresentado pela primeira vez durante edição do Salão de Detroit do ano de 2010. É sempre uma surpresa quando acabamos nos baseando em um carro conceito para prever como será o design de um determinado veículo, até porque na maioria dos casos as montadoras fazem algumas modificações nos veículos que vão para as ruas, mas este não foi o caso.

O design dele acaba sendo uma variação muito interessante do SUC Countryman, só que ao contrário do outro este é um modelo de duas portas que acabou ficando ligeiramente mais comprido e também um pouco mais baixo, o que acabou deixando com uma silhueta um pouco diferente do modelo qual foi baseado. Os mais atentos, que analisarem principalmente a parte de cima com o teto solar que acaba descendo pela traseira poderá encontrar semelhança com outro carro: Range Rover Evoque.

Mais lugares

Adaptar um Mini para quatro lugares já foi feito outras vezes, as sempre deixa a impressão de que alguma coisa pode ter ficado estranha. Mas não é o caso do Paceman, que realmente conseguiu apresentar um espaço interno muito interessante com os seus quatro lugares oferecidos. Alguns detalhes na parte interna também chamam atenção, como a colocação de um compartimento central que pode ser utilizado tanto pelos passageiros da parte de trás quanto para o motorista e o carona na parte da frente e serve como porta objetos. Mesmo com o acréscimo de mais este elemento o espaço interno do carro não ficou prejudicado.

Mini Paceman Cooper S

Mas apesar de conseguir um bom espaço interno para os passageiros o carro não conseguiu manter todos os espaços se comparado com outros modelos do mesmo segmento. O porta-malas perdeu 20 litros se comparado ao Countryman, sendo que esta versão do Paceman está vindo com um compartimento para bagagens que chega aos 330 litros. Quando não se utilizar os bancos da parte de trás é possível rebaixar e aumentar o espaço, mas como não se forma uma base regular fica um pouco complicado na hora de realmente utilizar este espaço.

Opções de motores

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora o carro vai chegar ao Brasil com duas opções de motores, sendo que o primeiro será o de 122 cv e o segundo com 184 cv, mas provavelmente os dois não serão lançados juntos, provavelmente haverá um gap de alguns meses entre o lançamento de um e de outro aqui no Brasil. A versão S, que será com 184 cv foi anunciada com tração integral nas quatro rodas, o que torna o carro mais valente em pistas mais acidentadas. Além disso foi anunciada também que os modelos terão câmbio de seis velocidades.

Mini Paceman Cooper S

O motor 1.6, de acordo com testes que foram feitos por publicações internacionais, fornece energia suficiente para manter o carro com um excelente desempenho em praticamente todos os tipos de pistas, tanto nas ruas das cidades quanto nas rodovias. O carro acelera fácil, sendo que até mesmo recomendado que os motoristas tenham cuidado nos dias mais chuvosos e molhados. Apesar disso, o carro também se mostra com um excelente desempenho nas curvas.

Algo que pode causar uma certa estranheza nos motoristas que já estão costumados a dirigir os veículos feitos pela Mini é a suspensão que e a mais baixa até agora de todos os modelos lançados até o momento.

Galeria

  • Mini Paceman Cooper S  - Foto 1
    Mini Paceman Cooper S - Foto 1
  • Mini Paceman Cooper S  - Foto 2
    Mini Paceman Cooper S - Foto 2
  • Mini Paceman Cooper S  - Foto 3
    Mini Paceman Cooper S - Foto 3
  • Mini Paceman Cooper S  - Foto 4
    Mini Paceman Cooper S - Foto 4
  • Mini Paceman Cooper S  - Foto 5
    Mini Paceman Cooper S - Foto 5
  • Mini Paceman Cooper S  - Foto 6
    Mini Paceman Cooper S - Foto 6
  • Mini Paceman Cooper S  - Foto 7
    Mini Paceman Cooper S - Foto 7
  • Mini Paceman Cooper S  - Foto 8
    Mini Paceman Cooper S - Foto 8
  • Mini Paceman Cooper S  - Foto 9
    Mini Paceman Cooper S - Foto 9
  • Mini Paceman Cooper S  - Foto 10
    Mini Paceman Cooper S - Foto 10
  • Mini Paceman Cooper S  - Foto 11
    Mini Paceman Cooper S - Foto 11
  • Mini Paceman Cooper S  - Foto 12
    Mini Paceman Cooper S - Foto 12
  • Mini Paceman Cooper S  - Foto 13
    Mini Paceman Cooper S - Foto 13