O Salão de Genebra, na Suíça, em sua edição atual, está mostrando ao mundo algumas das maiores novidades da indústria automobilística para esse e para os próximos anos. E uma das que mais chamaram a atenção foi a apresentação do Nano Flowcell Quant E-Sport Limousine, um carro com nome longo e estranho, mas que promete lançar luz para o futuro da indústria.

Apesar de a alcunha limousine nos ser mais familiar aos carros grandes de luxo que costumamos associar aos mais ricos e endinheirados, na Alemanha, de onde vem esse projeto, o termo nada mais é do que o mesmo que um sedã.

Isso explicado, o Nano Quant apresentou uma série de itens que podem ser mencionados como grandes destaques de sua aparição: design futurista, bem como portas com abertura pouco usual e motorização elétrica diferenciada.

Nano Flowcell Quant E-Sport Limousine

Quanto ao design apresentado pelo Nano Quant, o que mais chama a atenção é a preocupação com o desempenho aerodinâmico do modelo. Isso o tornou um dos carros com desenho mais arrojado (e não foram poucos) apresentado em Genebra.

As portas com abertura pouco usual são conhecidas como “asas de gaivota”, pois se abrem para cima, fazendo movimento parecido com o das asas de uma ave. Esse é um detalhe que chamou muito a atenção dos presentes ao grandioso e portentoso evento suíço.

Ele também está equipado com rodas de liga-leve com 22 polegadas, o que completa o visual esportivo e agressivo. Internamente o Nano Quant apresenta acabamento sofisticado, e bastante espaço para o conforto de quatro pessoas. Ele também tem em seu painel de instrumentos outro grande destaque, tanto pelo desenho quanto pelos equipamentos de alta tecnologia que traz.

Nano Flowcell Quant E-Sport Limousine

Agora falando da motorização, o Nano Flowcell Quant E-Sport Limousine traz nesse item o seu grande destaque, já que ele representa algo muito inovador para a indústria toda.

Seu motor é impulsionado por uma bateria de fluxo (chamada flow cell) que traz a combinação perfeita entre baterias eletroquímicas e pilhas. As informações divulgadas pela fabricante indicam que o funcionamento se dá do seguinte modo: dois tanques com 200 litros (cada) recebem e armazenam dois eletrólitos líquidos, que circulam a partir deles pelas baterias.

O processo é completado pela ação de uma membrana especial que divide os eletrólitos, permitindo desse modo, que ocorra a passagem de carga elétrica para a produção de energia. Com isso, a propulsão do veículo estará garantida. E o desempenho também. 

Nano Flowcell Quant E-Sport Limousine