Já se passaram 14 anos desde que o mundo conheceu o primeiro modelo do New Beetle. Na época a montadora Volkswagen tratou o lançamento como se fosse uma espécie de ressureição de uma divindade. A divindade, no caso, é o Fusca, o carro que é considerado o grande responsável por conseguir elevar a Volks a condição de uma das maiores montadoras de todos os tempos. Durante anos a montadora estudou formas de conseguir trazer de volta para o mercado o carro queridinho dos brasileiros, só que uma versão atualizada e adaptada aos conceitos mais modernos existente. O resultado foi algo inovador, mas aquém do esperado.

O New Beetle nasceu como um estudo de design, que recebeu o nome-código Concept 1, sob as formas do antigo Fusca, mirando uma reedição do popular Volkswagen, já que a imagem da fábrica ainda estava bastante vinculada ao Fusca. O projeto do novo carro ficou a cargo dos estúdios californianos da Volkswagen. Esta pelo menos é a história oficial do começo do desenvolvimento dos modelos do New Beetle. Mas apenas em 1998 que o carro foi lançado, e realmente acabou chamando muito a atenção dos consumidores por ser um carro com um formato muito peculiar, que apesar de não igual ao Fusca, era muito parecido. Basicamente era a mesma plataforma, mas atualizada com tudo o que a tecnologia oferece hoje em dia.

New Beetle 2013

E tecnologia realmente não faltava para este lançamento, mesmo que ele tivesse este visual todo retro. O antigo motor traseiro refrigerado a ar, de cilindros contrapostos (boxer) e em posição longitudinal do Fusca foi deixado de lado em favor de um propulsor dianteiro refrigerado a água, de configuração em linha e em posição transversal. O carisma do carro conseguiu ser mantido, mas é claro que ele nunca chegou a ser o mesmo sucesso de vendas do Fusca, mas no Brasil a própria Volks é dona do carro mais vendido, que é o Gol. E agora a montadora está preparando o lançamento de da versão Beetle 2013.

Versão conversível

Para as pessoas que não acompanham o mercado automotivo muito de perto, pode ser que estejam estranhando o fato deste lançamento não estar sendo chamado de New Beetle 2013. Realmente não é uma espécie de simplificação do nome e nem mesmo preguiça dos escritores. É que realmente o New foi abolido pela montadora durante o lançamento do modelo do ano passado. Trata-se de uma estratégia de marketing para que o carro perca justamente um pouco deste vinculo com o Fusca. Ou seja, no início era fundamental que o carro fosse chamado de “novo” porque ele esta se referindo a um modelo anterior de sucesso. Mas quando o próprio modelo começou a crescer e ter sua própria identidade, não dava mais para chamar ele de New.

New Beetle conversível

Juntamente com a retirada do primeiro nome do caso, a montadora também trouxe ao mercado no ano passado uma grande reformulação tanto em termos de design quanto nos acessórios e opcionais que acompanham o carro. E a grande novidade que está sendo esperada para o mercado para o Beetle 2013 é que o carro também vai ganhar uma versão conversível, segundo informações confirmadas peça própria montadora.

Sistemas mais modernos

Os motoristas que já estão loucos para saber mais informações sobre este novo modelo do carro terão que esperar um pouco mais. Segundo a nota que foi enviada para a imprensa pela Volsks, a apresentação oficial do carro será feita durante o Salão de Los Angeles. Enquanto isso, os consumidores terão que se contentar com apenas algumas informações que estão sendo divulgadas pela montadora. Mas realmente este lançamento de um Beetle conversível não chega a ser uma grande novidade, já que no modelo que foi lançado em 2002 o carro também apresentava esta opção de conversível.

Interior New Beetle 2013

Os consumidores que investirem na compra deste modelo conversível que será lançado pela montadora contarão com uma capota flexível. Uma das principais reclamações de muitos donos de carros conversíveis é que ele invariavelmente acaba tendo sua visão prejudicada em determinados momentos justamente por causa da capota, mas a Volks garante que isso não vai acontecer com os donos do Beetle 2013. A empresa investiu em uma nova tecnologia de recolhimento que impede que a capota fique atrapalhando a visibilidade do motorista quando ela não está fechada. Esta tecnologia também vai permitir que a abertura e o fechamento da capota seja mais rápido do que outros modelos, cerca de 10 segundos. Ou seja, vai dar pra se proteger da chuva rapidamente caso alguma nuvem apareça de surpresa.

A Volkswagen diz ter desenvolvido em sistema especial para o caso de capotamento, com dois módulos que se estendem para proteger todos os quatro ocupantes do veículo. Esses módulos ficam atrás do banco traseiro e são ativados em questão de milésimos de segundos pela unidade de controle de airbags. O compacto também é equipado com airbags de cabeça e toráxicos.

Muitas opções de motores

E para os motoristas que gostam de lançamentos com muitas opções de configuração e motorização, a Volkswagen está prometendo nada mais, nada menos, do que 7 opções para o lançamento do Beetle 2013. A versão mais barata, que será utilizada como entrada de mercado, vai contar com 1.2 litro TSI, a gasolina, que desenvolve 104 cavalos de potência e também será disponibilizado para a versão BlueMotion, que promete maior economia de combustível. Os demais propulsores a gasolina são o 1.4 e o 2.0. de 160 cv e 200 cv, respectivamente. Completam a gama os motores a diesel 1.6 (104 cv), que também terá versão BlueMotion, e 2.0 (140 cv).

Mas ainda não se sabe qual será a estratégia de venda da Volks no Brasil, se ela vai lançar todos os modelos por aqui ou se ela vai lançar apenas alguns. Não existe data confirmada também para o lançamento do carro aqui no Brasil. Segundo algumas especulações, o preço na Alemanhã do modelo de entrada será de 21.350 euros