Foi apresentado nesta quarta-feira, dia 6, a segunda geração do Leaf, modelo elétrico da Nissan. O evento de apresentação da segunda geração do carro aconteceu no Japão, e acabou chamando a atenção por algumas mudanças consideráveis na tecnologia presente no veículo. Dentre elas, a autonomia da bateria, que passou a ser de 400 km.

Nissan apresenta segunda geração do Leaf

Essa autonomia do modelo de 400 km permitiria, por exemplo, uma viagem do carro quase suficiente para cobrir a distância entre São Paulo e o Rio de Janeiro. A autonomia consegue ser maior do que modelos elétricos de montadoras concorrentes, como o Tesla Model 3, capaz de percorrer 345 km com a bateria cheia.

A segunda geração do Leaf foi apresentada com um motor elétrico de 150 cavalos e torque de 32,6 kgfm. Ainda de acordo com as informações técnicas que foram divulgadas pelo veículo, a bateria total da bateria pode ser feita em cerca de 8 horas. Mas o carro conta com um sistema que permite com que cerca de 80% da bateria do carro seja carregada em até 40 minutos.

Em relação ao tamanho do veículo, ele conta com 4,48 metros de comprimento e 2,70 m de entre-eixos. No porta-malas vão 435 litros. Como comparação, um Nissan Kicks tem 4,29 m de comprimento, e um Sentra mede 4,64 m.

Nissan apresenta segunda geração do Leaf

Uma outra novidade que chamou bastante atenção em relação a segunda geração do carro elétrico é o fato de que o sistema dispensa a utilização do pedal de freio. O pedal será utilizado em um sistema que foi chamado de “e-Pedal”. Neste novo sistema, quando o motorista pressiona o pedal que fica do lado direito do carro, ele acelera. Quando ele começa a aliviar o pé, o veículo passa a desacelerar. E se ele tirar completamente o pé do pedal de aceleração, o carro freia.

Outro recurso que foi anunciado nesta segunda versão do modelo elétrico é o auxílio de condução Pro Pilot. Quando esta tecnologia é acionada, o carro consegue seguir o modelo da frente, por exemplo, seguindo a velocidade e conseguindo manter uma distância segura. O carro também conta com um sistema de estacionamento automático.

Ainda não existe previsão da chegada da segunda geração do Leaf no Brasil.