A movimentação no segmento de picapes médias – iniciada com a chegada da oitava geração da Toyota Hilux, no final de 2015 – acirrou a disputa no segmento e fez com que as fabricantes olhassem com ainda mais atenção ao segmento. A Nissan, que lançou em março último a 12ª geração da Frontier, já se prepara para, no ano que vem apresentar novidades na linha de seu utilitário com caçamba. No último Salão de Buenos Aires, a marca japonesa exibiu a Frontier Attack Concept, desenvolvida pela equipe do Estúdio de Design da Nissan no Brasil, que fica no Rio de Janeiro.

Nissan Frontier Attack

O conceito aposta em uma imagem mais robusta e off-road para o modelo e servirá para tentar atrair mais consumidores. Principalmente diante das baixas vendas da picape, que registrou 316 emplacamentos de média mensal nos primeiros cinco meses de 2017. Na comparação com o período entre janeiro e maio do ano passado, esse número mostra uma redução de 6,2% nas vendas – mais exatamente 21 unidades a menos por mês.

Nissan Frontier Attack

O novo conceito é 40 mm mais alto em relação à Frontier de produção e os pneus são consideravelmente mais largos. A carroceria traz as cores vermelho e preto contrastando. Faróis de máscara negra, estribos e rack para mala com o nome do modelo também aparecem, além de espelhos na cor cinza. O nome da versão ainda é visto nas laterais, nos pneus de aro 16 e no para-choque traseiro preto. O interior também tem um toque esportivo e detalhes em vermelho no painel central, assentos e volante.

Nissan Frontier Attack

O mecanismo de tração 4X4 pode ser ativado com o toque de um botão, o que permite mudar a tração em movimento, assim como na Frontier LE vendida no Brasil. O sistema VDC (Controle Dinâmico do Veículo) ajuda a melhorar a performance da tração e a segurança e se combina com outras tecnologias, como a de trava antibloqueio – que melhora a dirigibilidade em situações difíceis. A Nissan Frontier Attack também traz o sistema de entretenimento Nissan Multi-App, que inclui navegação por GPS e um monitor touchscreen de 6,2 polegadas com aplicativos como Waze e Spotify, sistema bluetooth e streaming de música.

Nissan Frontier Attack

Em relação ao motor e ao conjunto suspensivo, nada muda. O conceito mantém o propulsor 2.3 turbodiesel de 190 cv e 45,9 kgfm de torque, associado a uma caixa de marcha automática de seis velocidades. A suspensão traseira é do tipo multilink com eixo rígido e a dianteira, com braço duplo assistido por barra estabilizadora.

Nissan Frontier Attack

A produção em série da Nissan Frontier Attack se iniciará depois que a fabricação da picape for iniciada em Santa Izabel, na província de Córdoba, na Argentina – o que está previsto para acontecer em 2018. O investimento total do projeto é de US$ 600 milhões, ou seja, cerca de quase R$ 2 bilhões, e vai gerar a criação de 1 mil novas vagas de emprego. Com esse projeto, a Argentina vai se juntar às demais fábricas que produzem a Nissan Frontier ao redor do mundo: da Tailândia, do México e da Espanha.


Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação