A Nissan, uma das maiores montadoras japonesas e do mundo, tem muita história no Japão e fora dele. Pois foi buscando inspiração nessa grandiosa história de sucesso que a Nissan criou o IDX Freeflow Concept, um cupê esportivo.

A Nissan foi buscar inspiração lá em 1967, quando ela lançou nos Estados Unidos uma versão adaptada do Bluebird, conhecida como Datsun 510. Esse veículo fez muito sucesso por lá e ganhou a alcunha de “BMW do povo”, especialmente por reunir características dos veículos da montadora alemã e trazer um preço acessível ao grande público.

Pois foi inspirando-se no Datsun da década de 1960 que a Nissan desenvolveu o IDX Freeflow, um cupê esportivo que tenta resgatar a história do “BMW do povo” de outros tempos.

IDX Freeflow Concept

Com um visual retrô e nostálgico, o IDX Freeflow resgata o estilo de quatro faróis redondos, que tanto fez sucesso no passado, além de apresentar linhas mais retas e mais anguladas do que a tendência mais moderna atual indica.

Para completar o visual retrô, o IDX Freeflow apresenta os espelhos retrovisores dispostos nas laterais do capô, exatamente como eram colocados nos carros daquela época, por causa de uma exigência imposta por uma lei japonesa.

Internamente o clima de nostalgia do IDX Freeflow Concept permanece fortemente representado pelo volante, com desenho tipicamente dos anos 1960 e pela presença do velocímetro acima da coluna de direção. Mas não é só de nostalgia que vive o IDX, já que há também uma moderna tela no centro do painel.

Com capacidade para acomodar quatro pessoas confortavelmente, esse cupê esportivo mede cerca de 4,1 metros de comprimento.

A Nissan ainda não tem previsão de quando irá lançar comercialmente o IDX Freeflow Concept no mercado mundial. A montadora japonesa também não divulgou previsão de valores, portanto ainda não se sabe qual será o preço do veiculo.

Nissan IDX Freeflow Concept

Com relação à motorização, também não foram divulgadas informações técnicas, porém fontes de dentro da própria Nissan indicam que o IDX Freeflow Concept poderá vir equipado com um motor 1.5 litro e com um sistema de transmissão de variação contínua, conhecido como CVT.

Ainda se especula que uma versão mais “nervosa” do IDX poderia vir com um motor 1.6 litro turbinado, o que aumentaria ainda mais sua potência e melhoraria ainda mais o seu desempenho, mas até agora, tudo não passa de especulação.

O que resta a ser feito é aguardar o lançamento oficial do modelo para comercialização para que todas as dúvidas sejam esclarecidas. Pelo menos no que diz respeito ao estilo, o IDX Freeflow Concept já se diferenciou do resto.