Um dos carros mais chamativos da Nissan acabou de ganhar um novo modelo. A montadora mostrou esta semana a nova versão do Juke 2013, que se chama NISMO. O veículo é bastante popular na Europa e também em alguns países da Ásia, mas a montadora não tem informações sobre se algum carro acabou sendo importado individualmente para o Brasil, já que esta marca não teve um lançamento oficial por aqui.

Nissan Juke Nismo

De acordo com as informações preliminares que foram divulgadas pela montadora, o carro será lançado custando 19.995 libras (o equivalente a 66.700 reais, sem taxas de importação e impostos brasileiros) no Reino Unido. Se compararmos coma versão do modelo anterior que foi lançada no Brasil, o carro está custando 1700 libras a mais do que na versão anterior. Mas os motoristas realmente podem ver que o dinheiro que está sendo investido a mais acaba fazendo a diferença. Isso porque somente avaliando o desempenho do carro ele já perceberá uma significativa mudança, já que ele  é capaz de acelerar aos 100 km/h em 7s8 e atingir a máxima de 216 km/h.

Mudanças mecânicas

De acordo com as informações que foram divulgadas da montadora japonesa, o Juke NISMO passou por algumas mudanças importantes especialmente na sua parte mais estrutural. Por exemplo, a suspensão do carro está 10% mais rígida do que o carro antecessor. Isso ajudou a manter o carro estável mesmo nas velocidades mais altas que o veículo pode atingir de acordo com  seu excelente desempenho. Para acompanhar a suspensão que está mais firme, a direção do carro também teve algumas alterações destinadas relacionadas a direção do carro, que ganhou respostas mais rápidas.

Juke NISMO 2013

O motor que garante a melhora no desempenho do carro é um propulsor 1.6 16V turbo ajustado pra gerar 200 cv e 25,5 mkgf de torque — 10 cv e 1 mkgf de força a mais em relação ao veículo comum. Os motoristas que comprarem este novo modelo do Juke ainda poderá perceber uma mudança significativa no carro, já que ele conta agora com uma tração dianteira, o que altera realmente a forma como as pessoas dirigem o carro. Em termos de câmbio, as consumidores terão ele na sua versão manual de seis marchas, embora um câmbio CVT (continuamente variável).

Mudanças no Design

O carro também conta com uma série de mudanças no design do veículo. Visualmente falando podemos perceber que neste novo modelo a montadora resolveu acrescentar de fábrica as rodas de aro 18. Os pneus também foram trocados, agora eles estão um pouco mais largos do que nos modelos anteriores (225/ 45). A parte da frente do carro também foi modificada, especialmente por causa dos novos formatos dos para-choques dianteiros, que acabou dando uma cara mais agressiva e esportiva para o veículo. Outro item que mudou na parte da frente do carro foi a grade que ganhou um novo formato, um pouco menor do que tradicionalmente é encontrado nos modelos da Nissan.

Juke NISMO 2013

Já na parte de trás do carro a montadora também resolveu mudar alguns itens, como os para-choques traseiros também. As sais laterais do carro também fora alterada, deixando a impressão que este carro está um pouco mais rebaixado do que os modelos anteriores. Já na parte de dentro os destaques foram as modificações que deixaram  volante com um revestimento de Alcântara, novo revestimento interno e assentos esportivos.
O carro ainda não foi lançado, mas a montadora já está aceitando encomendas que serão entregues pela montadora a partir do mês de março.

Versão do Batman

A Nissan e o seu Juke NISMO já haviam se tornado manchete no início do mês quando a marca decidiu lançar uma versão única e exclusiva do carro comemorativa baseada no filme Batman: The Dark Night Rises, produção que encerra trilogia do homem morcego nos cinemas dirigido por Christopher Nolan. A versão foi desenvolvida depois que a montadora fechou uma parceria com a Warner Bros para o lançamento do veículo que faz parte das ações de marketing que foram pensadas para a divulgação do lançamento nas lojas do DVD e do Blu-Ray do filme.

O Juke do Batman que foi mostrado em um grande evento  utiliza a mesma base do Juke NISMO que está chegando as lojas em março do próximo ano e também tem as mesmas especificidades técnicas , ou seja o motor 1.6 Turbo com 200 cv, e 25,5 kgf/m de torque com velocidade máxima de 215 km/h, e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos. Mas é claro que no que diz respeito ao visual o carro ficou muito bonito e ao mesmo tempo não tem como olhar para ele sem pensar no homem morcego. Provavelmente, os sortudos que sentarem no lugar do motorista também deverão pensar que são Bruce Waine.

  • Juke NISMO Batman - Foto 1
    Juke NISMO Batman - Foto 1
  • Juke NISMO Batman - Foto 2
    Juke NISMO Batman - Foto 2
  • Juke NISMO Batman - Foto 3
    Juke NISMO Batman - Foto 3
  • Juke NISMO Batman - Foto 4
    Juke NISMO Batman - Foto 4
  • Juke NISMO Batman - Foto 5
    Juke NISMO Batman - Foto 5
  • Juke NISMO Batman - Foto 6
    Juke NISMO Batman - Foto 6

O carro tem a pintura externa toda preta, sendo que o tom é exclusivo da marca, já que ele é meio metalizado e tem uns efeitos de curvas e iluminação muito bonitos. Além disso, é possível perceber também uma faixa vermelha que corre na parte inferior da carroceria, além de elementos que foram instalados do it aerodinâmico para deixar ele um pouco mais parecido com as máquinas que Batman dirige pelas ruas de Gotham City. Um outro detalhe é uma antena que foi instalada na parte de trás do carro e que tem a forma de uma barbatana de tubarão, além de rodas de alumínio na cor preto brilhante aro 18 com os logos do Batman.

Já a parte de dentro a montadora também fez um excelente trabalho com o objetivo não deixar as pessoas esquecerem que estão dentro de um carro temático. É possível perceber diversos detalhes de morcegos nos encostos dos bancos e também detalhes interessantes, como retrovisores que projetam no chão o famoso logo do morcego.
Infelizmente só existe um modelo produzido e ele não será vendido. O feliz dono será o vencedor de um concurso que está sendo promovido pela marca.