Com as grandes preocupações em torno das questões ambientais, muito tem se questionado sobre os veículos que utilizam combustíveis fósseis para seu funcionamento. Paralelo a isso, as montadoras uniram o útil ao agradável: de um lado, estavam muito preocupadas com as grandes altas do preço do petróleo e, por outro lado, precisavam buscar alternativas ecologicamente corretas e que continuem atendendo a todas as necessidades de seus clientes.

Pensando nisso, os veículos elétricos são uma opção que vem ganhado espaço e adaptações para chegar ao mundo todo. Os carros elétricos consistem na substituição do motor tradicional, alimentado por álcool, diesel ou gasolina, por um motor elétrico que não altera em nada a aparência do veículo, mas garante que o mesmo não emita nenhum tipo de gás poluente, sendo classificado como um automóvel zero-emissões, bem como é bem mais silencioso.

Nissan e-NV200: primeiro veículo comercial 100% elétrico

Todos os automóveis de motor tradicional têm a possibilidade de ser convertidos em elétricos, mas a tecnologia ainda é muito recente no país e não está pronta para ser colocada em prática em grandes escalas. O caso ganhou tamanha repercussão que já se tem no Brasil uma organização denominada de Associação Brasileira do Veículo Elétrico, que se trata de uma associação civil de direito privado e sem fins econômicos que objetiva promover o desenvolvimento, a demonstração, a comercialização e a utilização dos veículos elétricos no país.

Dada essa luta, as montadoras disputaram entre si para saber quem seria capaz de produzir e comercializar um modelo de automóvel 100% elétrico, mas parece que já temos um vencedor. A Nissan começará a produzir em Barcelona, na Espanha, o primeiro automóvel totalmente elétrico a ser comercializado e fabricado em série pela empresa.

Nissan e-NV200

O modelo e-NV200, que não emitirá nenhum tipo de gás poluente, se trata de uma van que deverá chegar ao mercado europeu para venda em junho deste ano. O veículo deve chegar às lojas em três versões já apresentadas: carga, passageiros e táxi, cada uma com características específicas para atender ao público consumidor.

Os veículos e-NV200 serão utilizados para compor parte das frotas de táxis em Barcelona, Londres e Nova York. Vale ressaltar que a cidade espanhola será a primeira no mundo a receber os veículos elétricos em versões adaptadas para passageiros. A fábrica que fica na Espanha- da montadora japonesa- será a única a produzir o modelo, que será exportado para mais de 20 países, num investimento de 100 milhões de euros.