A Nissan tem, de fato, se programado para grandes lançamentos, dentro em breve. Prova disso é o fato de que Andy Palmer, que ocupa o cargo de diretor de Planejamento de produtos da montadora japonesa, declarou que toda a geração nova, recentemente apresentada, de seu crossover Nissan Qashqai, ganhará versão esportiva.

Essa novidade tem sido totalmente aguardada por comerciantes de carros, e está em fase final de desenvolvimento pela subsidiária Nismo – responsável por projetos de alta performance, dentro da empresa Nissan.

O design relativo ao visual do novo Nissan Qashqai Nismo tem sido detalhadamente cuidado pela empresa – e, evidentemente, mantido em absoluto sigilo. Entretanto, especula-se que seu visual será dotado de novíssimos para-choques, com detalhes na cor vermelha e, na área interna, diversos tipos de apliques – seguindo o bom exemplo do Nissan Juke Nismo, lançado há pouco.

Nissan Qashqai Nismo

Em termos de mecânica, o Nismo deverá ganhar suspensão mais rebaixada e uma direção bem mais firme e precisa. Entretanto, acima disso tudo, está a motorização: 1.6 turbo, que conta com uma potência de 212 cavalos. Tem tudo para ser o grande destaque do modelo.

Com tantas revelações nos últimos tempos – juntam-se a essa, o GT-R Nismo e o Juke Nismo – a Nissan mostra suas armas e promove uma ampliação do nome Nismo. Com isso, deixará de ser algo tão localizado para o mercado japonês e caminha, agora, para uma expansão mais global do conceito de alta performance. "Estou convencido de que a Nismo deve ser mais do que apenas mais potência. Quero que nos concentremos na condução e na direção, fazendo com que os carros não sejam apenas mais rápidos, mas que também sejam, obviamente, mais divertidos de conduzir", garante o executivo Palmer.

2014 Nissan Qashqai Nismo

O projeto da marca, portanto, inclui grandes carros, mas a preços não tão altos, para que possa ser acessível a um público maior. Alguém duvida de que muitos outros modelos Nissan carregarão o nome Nismo, em um futuro próximo? É de fato uma aposta interessante para renovação da montadora, que pretende concorrer com a alemã AMG – montadora do grupo Mercedes-Benz, que se especializou em veículos de alto luxo e grande performance de motor. Contudo, seus preços são muito elevados. Daí, as palavras de Andy Palmer.

O lançamento do Nissan Qashqai Nismo tem a previsão de ocorrer, de forma exclusiva para o mercado europeu, somente em fins de 2014. Não há, até o momento, qualquer previsão de chegada para o mercado brasileiro.