Os modelos da linha Classe-C, da alemã Mercedes-Benz são estilo carros executivos e compactos, com fabricação exclusive via Daimler AG – utilizando-se das fábricas da Mercedes-Benz, nas cidades de Sindelfingen e Bremen. Sua produção foi iniciada há duas décadas – na data de 01 de junho de 1993 –, em substituição aos modelos da linha 190 (W201). Assim, carros Classe-C se tornaram os menores dentro do portfólio da marca, até a chegada do Classe-A, no ano de 1997. A segunda geração Classe-C fez sua estreia em 18 de julho de 2000 e a terceira foi lançada no ano de 2007.

Atualmente, a montadora alemã tem tido dificuldades de esconder seu novíssimo modelo, em testes finais, dos paparazzi que espionam os futuros lançamentos das gigantes do mercado automobilístico. Inclusive, há pouco, uma das primeiras publicações a flagrar o C 190 sob disfarce foi a francesa Auto Plus, que registrou em imagens, justamente o momento em que esse protótipo iria dar uma voltinha discreta, de teste.

Em relação ao secretíssimo nome dessa novidade, os executivos da Mercedes-Benz têm feito um ótimo trabalho. Primeiro, seria conhecido como Baby SLS e depois SLC, mas agora ninguém ousa arriscar um palpite. Até o momento, o que se especula é que se chame C 190.

Mercedes-Benz C190

O fato é que essa misteriosa novidade deixou todos os aficionados pelo antigo SLS AMG muito contentes; afinal, o esperado era que houvesse essa lacuna no cobiçado segmento dos superesportivos. Entretanto, o – suposto – C 190 já está a todo vapor, para suprir essa carência.

Possivelmente o modelo em desenvolvimento deve concorrer diretamente com o Porsche 911 e, justamente, para conseguir pé de igualdade, a Mercedes-Benz irá oferecer, nada mais nada menos, que 3 alternativas distintas de motorização, sendo  que a mais “básica”, conseguirá entregar uma potência de algo entre 400 cv e 450 cv – modestos esses alemães, não? – a versão “Black Series”, que seria a top dessa linha atingirá a cada dos 600 cavalos de potência – trata-se de índice de carros de competição, inclusive.

Como não poderia deixar de ser, essa nova linha tem total influência do “novo clássico” SLS AMG. A motorização, além da inacreditável potência apontada, será V8 4.0 biturbo. Em termos de design, as portas do C 190 abrem para os lados, normalmente; há um spoiler um pouco maior que outras gerações e cano de escapamento duplo.

Cercado de muita expectativa pela Mercedes-Benz, o C 190 tem tudo para vender bem, haja vista que, com preço sugerido de US$ 143 mil – cerca de R$ 330.400 – torna-se uma opção bem mais acessível dentro desse segmento tão luxuoso.