A FCA confirmou que a quinta geração da RAM 1500 vai ser vendida no mercado brasileiro. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, o modelo deve aparecer nas concessionárias da empresa a partir do 2º semestre deste ano. Os veículos que serão vendidos por aqui serão importados dos Estados Unidos, local onde o carro foi lançado recentemente.

Nova RAM 1500 começará a ser vendida no Brasil no segundo semestre

A empresa também já definiu o motor do carro que será vendido por aqui: o V6 3.0 turbo diesel — já conhecido de outros modelos da FCA, incluindo o Jeep Grand Cherokee e a própria RAM 1500 geração 4. A versão do carro que será oferecida no mercado nacional será a que conta com o câmbio automático de oito marchas.

Os preços do carro ainda não foram confirmados pela companhia, mas tudo indica que passe dos R$ 200 MIL. O modelo chega com um tamanho que impõe respeito, maior do que alguns dos seus principais rivais no mercado, tais como Toyota Hilux , Chevrolet S10 e outros, com 5,91 metros de comprimento, 2,08 m de largura, 1,97 m de altura e 3,67 m de entre-eixos.

Nova RAM 1500 começará a ser vendida no Brasil no segundo semestre

A RAM 1500 continuará sendo classificada no Brasil como um carro da categoria “comercial leve”, o que permite que o modelo possa ser conduzido por pessoas que tenham CNH do tipo B e não conta com qualquer tipo de restrições em ambientes urbanos, diferente da 2500, por exemplo.

O motor que vai ser lançado com o carro chega um pouco amis forte, já que passou por uma série de atualizações, chegando aos 240 cv e 58 kgfm. Neste quesito, o modelo pode acabar se tornando equiparável com a Amarok V6, que atualmente chega aos 245 cv.

Entre as tecnologias que devem ser aplicadas ao V6 turbo diesel, está o sistema híbrido leve conhecido como “eTorque” (e não E.torQ, da própria FCA), que inclui start-stop e um pequeno motor elétrico, alimentado por uma bateria de 48 volts, a fim de economizar combustível nas arrancadas.