O mundo dos veículos não para, e desta vez quem apresentou o novo modelo esportivo no Salão do Automóvel é a JAC, momento muito marcante que contou com o lançamento do J3 Sport uma versão esportiva estreando o motor 1.5 Flex.

Existem muitas opiniões a respeito do novo modelo, sendo elas positivas e outras negativas em relação ao automóvel. Entretanto, adiantando um pouco para os mais exigentes seu ponto mais criticado foi o motor 1.5 flex transparecendo um carro muito exemplar no papel, porém, na prática o motor deixa a desejar.

Motor

Novo esportivo da JAC tem motor que deixa a desejar

Mesmo não possuindo um visual tão agressivo o termo Sport agrega mais ao potencial de seu motor e estilo. A novidade JAC J3 Sport conta com um motor 1.5 flex de até 127 cv, ou seja, situando-se em boa colocação no segmento em relação ao desempenho.

O carro chefe da JAC Motors no Brasil possui o motor 1.5 16v VVT do J5, mas agora flexível ao combustível e sem o tanque de gasolina. Esta novidade vem sendo implantada nos carros flex nacionais, o famoso Jetflex, tecnologia bicombustível da JAC Motors que equipou todos seus modelos desde 2013.

O grande aspecto negativo verá agora: o motor desenvolve 125/127 cv com torque máximo de 15,5/15,7 kgf/m a 4.000 rpm. Sendo a taxa de compressão mantida em 10:1 pelo peso reduzido em 1.070 kg, o J3 Sport possui um desempenho interessante, mas não é o suficiente para ficar bem colocado entre seus concorrentes diretos.

A aceleração de 0 a 100 km/h acontece agora em 9,7 segundos e o hatch atinge 197 km/h de velocidade máxima.

Ponto de vista nacional

Ao compararmos rapidamente o J3 com veículos do segmento Sport com valores intermediários, notamos que seu valor é acessível, mas não fazem referência ao motor que informa o investimento.

Para muitos, desembolsar o valor prometido pela marca não é algo interessante ao mercado atual. Primeiramente porque seus concorrentes possuem praticamente o mesmo valor e com motores superiores aos da JAC Motors.

Novo esportivo da JAC chega com motor 1.5 flex

Dentre os concorrentes diretos, temos a linha Sporting da Fiat para Uno, Palio, Punto, Idea e Bravo que disputam uma boa pontuação baseado nas compras e preferências dos brasileiros.

Acredito que a JAC possui alto desempenho e criação de automóveis com competência, que também o modelo J3 será vendido com frequência dando retorno ao investimento pela montadora, mas a principal crítica é a desfeita ou a pouca importância em seu motor que deixa a desejar nesse quesito funcionalidade.

Conclusão

Atribuindo para a opinião final, concluímos que a versão J3 da marca JAC Motors chega como uma referência para o desenvolvimento do segmento Sporting dos automóveis brasileiros, possuindo um preço baseado no bolso e na acessibilidade de seus compradores.

Visual bacana e com traço individualmente excelente, atendendo as expectativas esperadas e seu lançamento no Salão do Automóvel.

Por fim, consideramos um feedback pelo público ao seu motor que não atinge o esperado no lançamento, pesquisamos a fundo e realmente único ponto que poderiam melhorar e deixar ele mais eficaz.