Em 2025 a América Latina vai ganhar um novo hatch compacto elétrico, o Nio Firefly EV. Esse será o primeiro carro da montadora chinesa lançado nesse segmento de veículos com motor elétrico e com um tamanho menor, focando em mercados emergentes, como América Latina, e também para a Europa. Mas o modelo deve ser chegar primeiro nas lojas da China.

Novo hatch elétrico Nio Firefly EV estreia em 2025
Novo hatch elétrico Nio Firefly EV estreia em 2025 / Créditos: Reprodução

As primeiras imagens que foram reveladas do carro indicam um design estiloso, mas sem alterações desnecessárias ou mudanças radicais no que se espera de hatch compacto. Destaque para o sistema de iluminação, tanto dianteiro quanto traseiro, composto por três formas circulares. A parte da frente conta ainda com uma grade preta estilizada.

Por enquanto ainda não foram divulgadas todas as informações técnicas oficiais relacionadas ao tamanho do veículo, mas ele chama a atenção com a presença de um porta-malas frontal (frunk) de 92 litros e uma capacidade total de carga que ultrapassa 1.250 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Outro diferencial do carro deve ser o seu sistema de segurança para os ocupantes, com uma estrutura composta por 83,4% de aço de alta resistência. A rigidez torcional atinge 35.700 Nm/grau, um dos melhores índices da categoria. O veículo também vem equipado com nove airbags e um sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS).

Novo hatch elétrico Nio Firefly EV estreia em 2025
Novo hatch elétrico Nio Firefly EV estreia em 2025 / Créditos: Reprodução

Em relação a sua estratégia de vendas, em um primeiro momento o carro foi projetado para o mercado europeu, mas o lançamento aconteceu primeiro na China em função do baixo desempenho da marca no velho continente. Mas a Nio ressalta que esse carro é um lançamento global.

A expectativa é que o veículo comece a ser vendido na Europa ao longo do segundo trimestre de 2025, e posteriormente na América Latina. Atualmente, o preço de pré-venda do Firefly EV é equivalente ao Mini Cooper na China, que custa 148.800 yuans (R$ 125 mil)

Por enquanto, o modelo ainda não está confirmado para o mercado brasileiro.