A Opel, montadora de carros alemã, fez a entrada em uma nova geração de modelos, a partir do começo do ano de 2012. Entretanto, sua competitividade no mercado se viu imensamente reduzida, por conta da ausência de uma motorização mais adequada ao tipo de exigência de qualquer consumidor de carros nos dias de hoje em dia.

Com isso, no segmento de monovolumes, as montadoras francesas acabaram arrancando na frente, dominando grandes parcelas do mercado voltado para esse segmento. Isso ocorre justamente pelo fato de que oferecia os modelos adequados aos tempos de tecnologia mais avançada. Assim, como a Opel dispunha apenas de um pesado 2.0 CDTI e um antiquado 1.7 CDTI, viu-se obrigada a repensar esse tipo de fabricação.

Opel Zafira Tourer

Todo esse panorama, para os amantes do estilo desse carrão, tende a mudar agora, que o novo Zafira Tourer ganhou muitos elementos e motorização totalmente nova e poderosíssima, pois começou uma fase de renovação profunda em seus motores, o que deu as armas necessárias para, de fato, competir de igual para igual, em relação às avançadas

Em relação à ficha técnica, o Opel Zafira Tourer conta com um motor 1.6 CDTI, de 4 cilindros – 1598 cilindradas – 16 válvulas, movido a diesel; capaz de desenvolver uma potência de 136 cv com 4000 rpm. Seu binário é 320 Nm e 2000 rpm. Chega a atingir a velocidade máxima de 193 km/h, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em até 11,2 segundos. Seu consumo de combustível – misto – é de 4,1 l/100km. Em termos de emissões de CO2, o Zafira Tourer chega a 109 g/km. Suas medidas são: 4,656 m de comprimento, 1,928 m de largura e 1,685 m de altura. Além disso, há uma segunda opção de motor: é o 1.6 Ecotec Turbo SIDI, capaz de fornecer 200 cv de potência e ainda 30,5 kgfm de torque no total.

2013 Opel Zafira Tourer

Embora carros como monovolumes sejam muito particulares, o Zafira Tourer, com a oferta desses componentes e da motorização, apresenta totais condições de liderar esse mercado, comentam os administradores da Opel. O preço de saída deverá ser de 31.500 euros – cerca de R$ 100 mil. Certamente muitos ficarão atraídos pela novidade, a despeito do preço. Afinal, a marca Opel tem prestígio e o modelo Zafira Tourer acaba funcionando como uma espécie de “cereja no bolo” dos monovolumes compactos. Agora, a guerra em um lugar ao sol no segmento, realmente ganhou um rival à altura.