Perspectivas automotivas para 2014

Em 2013, quem deu o ritmo do mercado automotivo brasileira foi o Inovar Auto, que redefiniu cotas de importação de veículos e atraiu investimentos para a indústria nacional. Por conta dessa mesma política governamental, os próximos 12 meses reservam novidades palpáveis em praticamente todos os segmentos. “Mas o aumento da taxa de juros previsto para 2014 deve segurar a expectativa de vendas, hoje na casa do 1% para o próximo ano”, pondera Flavio Meneghetti, presidente da Fenabrave. Oficialmente, através de seu presidente Luiz Moan Yabiku Junior, a Anfavea projeta que “a elevação do IPI a partir de janeiro, conforme já sinalizou o Ministro da Fazenda Guido Mantega, elevará os preços dos veículos”. Ainda assim, as previsões indicam quase 4 milhões de unidades emplacadas em 2014. “Com o empurrão dado pelo Inovar Auto, o aumento da competição vai ser benéfico para os brasileiros”, acredita Pedro Chaves, diretor de vendas da Nissan do Brasil .

Em um mercado dominado pelos modelos pequenos, são eles que concentram as maiores novidades previstas para o próximo ano. A Volkswagen deve puxar a fila dos lançamentos importantes com o Up. Ele entra no lugar do antiquado Gol G4 e assumirá o posto de carro mais barato da marca no Brasil. O carrinho passou por adaptações para o mercado brasileiro, como o aumento do entre-eixos e a tampa do porta-malas de chapa – em vez da inteiramente em vidro do modelo europeu –, para baratear o projeto. Sua produção no Brasil tem muito a ver com as novas regras automotivas brasileiras. “O Inovar Auto é fundamental para a inclusão do Brasil nas estratégias globais da Volkswagen”, reforça Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil. Enquanto isso, a Ford prepara  para 2014 o novo Ka, que muda radicalmente e se torna um hatch compacto de quatro portas e porte semelhante ao Fiesta.

Próximo dessas instalações do grupo francês, a Nissan ergue em Resende sua segunda fábrica no Brasil, onde vai produzir o March – que hoje vem do México. O modelinho ganhará também a primeira reestilização já mostrada na Europa, com mudanças nos para-choques – que receberam vincos e arestas mais pronunciados. Além do hatch, o Versa também se tornará nacional – outros carros serão feitos em Resende, mas ainda não foram definidos. “Após essa etapa, claro, iremos ampliar nossa linha de produtos com novos lançamentos”, tergiversa o diretor de vendas da marca, Pedro Chaves.

A Renault deve estender ao Sandero a mesma profunda reestilização aplicada em novembro ao Logan. O hatch ganha visual mais interessante e interior mais bem acabado, para – assim como o sedã – espantar de vez o ar de “Leste europeu” da primeira geração. A linha de motores será a mesma de agora, com o 1.0 de 80 cv e um 1.6 litro de 106 cv. Já a chinesa Chery inicia em julho a produção dos modelos Celer e QQ em Jacareí, região metropolitana de São Paulo. Da nova unidade também sairão motores de 1.0 e 1.5 litro.

Além dos compactos de passeio, também surgirão novidades entre os pequenos utilitários. A Peugeot irá se inserir com o 2008 e tentar pegar uma “casquinha” das vendas do líder Ford EcoSport. O modelo é baseado no hatch 208 e será produzido na fábrica da PSA em Porto Real, no Sul Fluminense – de onde também sai o “colega” de plataforma Citroën C3.

No segmento imediatamente acima, o dos médios, as novidades se concentram ao redor dos sedãs líderes da categoria. A Toyota começa a fazer em Sumaré a nova geração do Corolla – com visual bem diferente e mais tecnologia, ainda que mantenha a mesma base do modelo atual. A Honda, por sua vez, deverá mexer no visual do Civic, que adota as linhas já vistas no modelo norte-americano, com um ar ligeiramente mais agressivo. A fabricante de Indaiatuba, inclusive, fará por aqui já no ano que vem as novas gerações do monovolume Fit e do sedã City – este já apresentado na Índia. A nova fábrica de Itirapina, no entanto, fica para 2015.

Novo Corolla

O ano de 2014 também deve se manter agitado na “alta roda”. “Acreditamos que o mercado de luxo tem espaço para continuar crescendo em 2014, mais que a indústria de um modo geral”, afirma Martin Fritsches, diretor de vendas da BMW para o Brasil. A própria BMW irá trazer a nova Série 2, além da Série 4 nas variantes cupê e conversível, junto dos esportivos M3 e M4. Em outubro – época do Salão do Automóvel de São Paulo – é a vez do elétrico i3, a maior novidade da marca para o ano. Depois do lançamento da pedra fundamental de sua nova fábrica em Araquari, em Santa Catarina, a marca bávara irá investir no crescimento de sua rede de concessionárias. “Também vamos continuar investindo no aumento da rede” conclui Fritsches. Dos atuais 40 pontos de venda, a BMW quer encerrar 2014 com 52, que já venderão desde outubro as primeiras unidades dos carros da marca fabricados em Araquari. A Mercedes-Benz terá as novas Classes C e S, o crossover GLA e o sedã esportivo CLA. A concorrente Audi também lança no início do ano o A3 sedã, modelo que será nacionalizado em 2015.

Mesmo as marcas de luxo de menor volume também terão novidades no mercado. A Porsche começa a trazer seu menor utilitário, o Macan. O modelo, que compartilha plataforma com o Audi Q5, chega nas duas versões com motor a gasolina, um V6 de 3.0 litros biturbo com 330 cv na variante mais simples, ou o mesmo motor com 400 cv no Macan S. A Maserati é outra a crescer no Brasil com o lançamento do Ghibli, seu sedã de porte médio-grande e maior volume de produção. A Mini também venderá no Brasil a nova geração de seu icônico hatch. O modelo foi totalmente reformulado, inclusive debaixo do capô. Sai de cena o motor Prince, desenvolvido em conjunto com a PSA, e entram um 1.5 litro turbo de três cilindros e 134 cv na versão mais simples e um 2.0 litros de quatro cilindros e 190 cv no Mini Cooper S.

Embora não pertença ao seleto grupo de marcas “premium”, a Kia vai apostar no luxo do Quoris. Previsto para desembarcar no Brasil em abril, o sofisticado sedã vem com motor V8 e compartilha plataforma com o Hyundai Equus já oferecido por aqui. Será seguido pelo renovado Soul, que chega no mês seguinte. O “carro design” da marca coreana cresceu em tamanho e ganhou tecnologia, com direito a central multimídia com tela sensível ao toque e partida por botão.

O próximo ano realmente promete muitas novidades, entre carros totalmente novos e reformulações de modelos já existentes. E os anos seguintes prometem mais. “As projeções de crescimento da produção e do mercado brasileiro para os próximos anos mostram que podemos chegar a 2017 com um excesso de capacidade em torno de 40%, considerando as estimativas de crescimento do PIB e vendas totais no mercado doméstico”, alerta Rogelio Golfarb, vice-presidente de assuntos corporativos para Ford América do Sul. Ou seja, as previsões são de tempos difíceis para a indústria automotiva nacional, com elevada capacidade ociosa causada pelo excesso de concorrência no setor. O que poderá indicar um cenário mais favorável ao comprador – que, com a ampliação da oferta, poderá barganhar como nunca.

Lançamentos previstos para 2014

  • Audi A3 sedã
    Audi A3 sedã
  • BMW i3
    BMW i3
  • Chery Celer
    Chery Celer
  • Ford Ka Concept
    Ford Ka Concept
  • Honda City
    Honda City
  • Kia Soul
    Kia Soul
  • Mercedes-Benz Classe C
    Mercedes-Benz Classe C
  • Mini Cooper
    Mini Cooper
  • Nissan March
    Nissan March
  • Peugeot 2008
    Peugeot 2008
  • Porsche Macan
    Porsche Macan
  • Renault Sandero
    Renault Sandero
  • Toyota Corolla
    Toyota Corolla
  • Volkswagen Up
    Volkswagen Up

  • Audi A3 sedã
  • BMW i3
  • BMW Série 2
  • BMW Série 4
  • BMW Série 3 nacional
  • BMW M3 e M4
  • Chery Celer nacional
  • Ford Ka
  • Honda Fit
  • Honda City
  • Honda Civic reestilizado
  • Kia Soul
  • Kia Quoros
  • Maserati Ghibli
  • Maserati Quattroporte
  • Mercedes-Benz Classe C
  • Mercedes-Benz Classe S
  • Mercedes-Benz GLA
  • Mercedes-Benz CLA
  • Mini Cooper
  • Nissan March nacional
  • Nissan Versa nacional
  • Peugeot 2008
  • Porsche Macan
  • Renault Sandero
  • Toyota Corolla
  • Volkswagen Up

Autor: Igor Macário (Auto Press)
Fotos: Divulgação