Muita expectativa tanto dos consumidores, quanto do mercado de automóveis, à cerca de um dos lançamentos mais aguardados do ano: o Peugeot 208. Afinal de contas, o projeto de um novo carro da Peugeot não é nada novo, muito pelo contrário, está sendo comentado há um bom tempo nos bastidores do mercado imobiliário. E é exatamente por isso que o mercado, realmente, está muito ansioso sobre este mais novo lançamento, que ao que tudo indica será lançado neste final de ano no Brasil e também em outros países da Europa e também da América do Sul.

Peugeot 208

É claro que este lançamento não está sendo feito em qualquer momento. Aliás, a estratégia da empresa, que pode ser considerada arriscada por algumas pessoas e organizações relacionadas que acreditam que a empresa está apostando alto. No entanto, o motivo também acaba deixando a empresa sem outras opções, já que o grupo Peugeot tem passado por sérias dificuldades financeiras.

A empresa foi uma das que mais sofreu nesta recessão que está acontecendo na Europa. Os prejuízos acabaram se acumulando durante o período do primeiro semestre deste ano. E a empresa está apostando fortemente neste lançamento que está para chegar no final do ano, para conseguir mostrar um resultado positivo depois dos números estarem cada vez piores.

Por isso, o Peugeot 208 está sendo considerado como a possibilidade de uma salvação da empresa. Até porque, a companhia já demitiu uma série de funcionários no decorrer de todo este ano das suas principais fábricas que estão localizadas na Europa. Além da crise que teve que enfrentar no velho continente, o desempenho de venda de seus carros ficou aquém do esperado em outros países, incluindo o Brasil. Mesmo tendo em seu portfólio veículos de grande sucesso de venda, parece que neste ano as coisas acabaram não dando certo para a companhia, que teve uma série de perdas financeiras e também não conseguiu expandir os seus negócios conforme se esperava.

Nem por isso a empresa deixou de investir em novos projetos, o que mostra que realmente os diretores desta, que é uma das maiores montadoras de carros do mundo, estão apostando fortemente neste novo veículo.

Peugeot 208

Sobre os carros da Peugeot

A Peugeot, antes do início deste ano, estava apresentando um dos melhores desempenhos entre todas as montadoras de veículos. Isso porque a empresa estava conseguindo se manter muito forte em países e continentes onde já era conhecida, como é o caso da Europa, mas também estava conseguindo consolidar mercados que não eram tão explorados pela marca.

Um dos grandes exemplos disso foi justamente o Brasil, que tornou possível o investimento da empresa em outros países do continente, principalmente da América do Sul. O grande exemplo disso foram os números que acabaram sendo divulgados com o desempenho geral das vendas da empresa no Brasil. Somente em 2011, a montadora conseguiu ficar na 10ª colocação no ranking das maiores montadoras do Brasil, sendo que sua participação representou 2,51% de toda movimentação do setor automobilístico. Segundo dados da Fenabrave (associação dos concessionários), foram mais de 85 mil carros vendidos somente no ano passado no Brasil, uma marca recorde para a empresa no país e um excelente número para uma montadora tão jovem e que está competindo com outras empresas que estão atuando a décadas no Brasil.

Um dos grandes destaques em termos de venda da empresa foi o carro Peugeot 206, sendo até agora o modelo da companhia mais vendido do mundo. Durante o início de 1990, a Peugeot decidiu não substituir diretamente o Peugeot 205, citando o motivo que superminis já não eram rentáveis ou de valor. Em vez disso, a Peugeot seguiu uma estratégia única e decidiu que suas novas e menores, supermini, o Peugeot 106 (lançado em 1991) tomaria as vendas a partir do extremo inferior da faixa de 205, enquanto os menores modelos do Peugeot 306 gama, lançado em 1993 para substituir o Peugeot 309, levaria as vendas das 205S topo de gama. Entre os 106 e 306, Peugeot esperava que o 205 não necessita de ser substituídas, e podem ser retirados lentamente, enquanto os clientes que normalmente macios para o 205 continuariam a ter uma escolha quer com um carro menor ou maior.

Logo que foi lançado aqui no Brasil o consumidor local olhava com desconfiança para o novo veículo que estava chagando nas concessionárias do Brasil inteiro. Mas com o tempo os brasileiros conseguiram realmente aprender a gostar do carro, que traia um misto de carro econômico e barato com ares da modernidade. Alias boa parte das pessoas que compravam o carro acreditavam que eles eram mais moderno que seus concorrentes, por causa do design do veículo que realmente era muito interessante e também diversos itens de série que nas outras marcas eram considerados opcionais.

Novidades do Peugeot 208

O novo modelo 208, que será lançado pela marca no final deste ano, tem como principal objetivo restaurar o gosto que os brasileiros sentiram pela marca no auge do lançamento do Peugeot 206.

Peugeot 208

O carro está sendo construído sob uma plataforma distinta do 207, ou seja, não será apenas uma atualização do carro, mas realmente um novo modelo, com a cara da marca do leãozinho, mas que realmente consiga dar um sopro de frescor para os veículos desta marca.

Quando comparamos a versão que está para ser lançada com o seu modelo anterior, pelas informações que já se tem notícia o novo carro será menor do que o atual modelo. Segundo os dados que foram revelados extraoficialmente, mas que acabaram sendo confirmados pela marca, futuro compacto tem 3,96 m de comprimento, 1,49 m de altura e entre eixos de 2,54 m.

O porta-malas saltou de 270 para 285 litros. Na Europa, o modelo é equipado com motores de 1 e 1.2 litro. Os detalhes do motor, que deverá ser lançado com este novo veículo, ainda vão demorar a ser confirmado, sendo eu a grande esperança das pessoas são que o carro apareça no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece em Outubro.

Peugeot 208

Vídeo

Confira os detalhes do Peugeot 208 em vídeo: