Depois de muito mistério e também de muitas informações circulando pela rede sem a confirmação da montadora, finalmente a Peugeot resolveu fazer uma apresentação oficial do seu novo modelo, o 2008. A grande diferença deste carro se comparado aos outros modelos é que ele aposta em um segmento que até então não era explorado pela montadora: SUV. Além de expandir seus horizontes com este lançamento, a montadora também prepara o terreno para outros lançamentos nesta área.

Peugeot apresenta seu 2008

Juntamente com as primeiras imagens oficiais que foram divulgadas pela montadora, a Peugeot também relembrou a informação que já havia sido confirmada relacionado a produção do carro aqui no Brasil. O 2008 será feito na unidade que está localizada na cidade de Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, que é o mesmo local onde está sendo fabricado o compacto 208. O motivo da escolha do local não foi coincidência, já que os dois carros acabam compartilhando a mesma plataforma, portanto a escolha da planta realmente não poderia ser outra. Apesar das imagens e também das informações que já foram divulgadas este mês pela montadora, ela garante que só vai mostrar realmente o carro durante o Salão de Genebra, que terá início em março. Até momento, o conceito principal do carro tinha sido lançado apenas em relação aos protótipo que foi mostrado no Salão de Paris deste ano.

Vamos conhecer um pouco sobre este carro que pretende dar dor de cabeça para os seus concorrentes do mesmo gênero.

Motores emprestados

Não é apenas a plataforma que os dois veículos acabam dividindo, mas parece que os dois modelos também estão compartilhando alguns motores, pelo menos na versão da Europa. O mais recente Jipinho a chegar no mercado vai apresentar, de acordo com a montadora, o pequeno motor 1.2 três cilindros do compacto, com 82 cv de potência e 12,0 mkgf de torque. Ele vai trabalhar juntamente com uma transmissão automatizada de cinco marchas. Além disso, em outra versão do carro serão lançados o motor 1.2 e-THP, nas configurações de 110 cv e 130 cv, o último combinado com uma transmissão manual de seis marchas, sendo que neste caso teremos uma marcha a mais do que nos outros modelos.

Lembrando que estamos falando, neste caso, do carro que será vendido na Europa. Aqui no Brasil a montadora confirmou o motor 1.6 de 120 cv e 2.0 de 151 cv.

Design

O visual do carro não mudou muito em relação ao protótipo que foi mostrado no Salão de Paris, apenas alguns ajustes deverão ser feitos. A montadora já havia confirmado que alguns ajustes estavam sendo estudados especificamente para os carros que serão lançados para o mercado brasileiro, mas a montadora acabou não entrando nos detalhes sobre quais seriam os pontos revistos para o lançamento do carro aqui no Brasil.

As curvas do novo SUB realmente estão mais bonitas e harmoniosas, dando um visual ao carro muito interessante quando comparado aos outros modelos lançados da mesma categoria. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora relativas ao tamanho do carro, os dados oficiais são os seguintes: 4,16 m de comprimento (20 cm a mais que o 208) e incorpora o visual dos atuais modelos da marca, evidentes nas lanternas em forma de bumerangue e nos faróis dianteiros. Estas mudanças que podem ser encontradas na parte da frente, especialmente nas lanternas, acabaram se tornando uma marca dos últimos lançamentos da montadora, o que torna uma espécie de marca da Peugeot.

Já na parte de dentro do carro ele conta com um painel de instrumentos que praticamente é o mesmo do que pode ser encontrado no 208, portanto não será uma grande novidade para os que já estão acostumados com outros carros da Peugeot. De acordo comas imagens podemos perceber que a montadora está apostando em um volante multifuncional de couro, alguns detalhes de acabamento em alumínio, um sistema multimídia com tela acoplada no console, ar digital e também o teto panorâmico.

Um dado interessante em relação ao espaço interno do carro é que ele tem um maior espaço para as pernas na parte de trás em comparação ao 208. O porta-malas também ganhou uma ampliação do espaço.

Tecnologia de ponta

Um outro ponto forte que deve ser encontrado no 2008 deverá ser a tecnologia de ponta dentro do 2008. A montadora já confirmou que o carro vai ter um sistema chamado Peugeot Connect Aps, que poderá acessar a web a partir de uma internet 3G. Ao todo, o sistema conta com alguns aplicativos, sendo todos voltados a ajudar as pessoas a encontrarem seus caminhos utilizando navegadores GPS. Além desta tarefa, o sistema também poderá passar outras informações, como previsão do tempo, localizadores de locais para estacionar, dentre outras funcionalidades.

Todo o sistema poderá ser controlado pela tela que estará disponível no console do computador, sendo que a tela será sensível ao toque. Um outro sistema interessante que deverá estar presente no 2008 é o Grip Controlo, que acaba atuando diretamente no controle do carro.

Depois que o carro for mostrado oficialmente no Salão de Genebra, o cronograma oficial da montadora dá conta de que o carro comece a ser produzido no final do ano na planta do Rio de Janeiro.

Galeria

  • Galeria: Foto 1 de 10
    Galeria: Foto 1 de 10
  • Galeria: Foto 2 de 10
    Galeria: Foto 2 de 10
  • Galeria: Foto 3 de 10
    Galeria: Foto 3 de 10
  • Galeria: Foto 4 de 10
    Galeria: Foto 4 de 10
  • Galeria: Foto 5 de 10
    Galeria: Foto 5 de 10
  • Galeria: Foto 6 de 10
    Galeria: Foto 6 de 10
  • Galeria: Foto 7 de 10
    Galeria: Foto 7 de 10
  • Galeria: Foto 8 de 10
    Galeria: Foto 8 de 10
  • Galeria: Foto 9 de 10
    Galeria: Foto 9 de 10
  • Galeria: Foto 10 de 10
    Galeria: Foto 10 de 10