A Porsche apresentou oficialmente neste começo de semana o seu novo Taycan, que se torna o primeiro modelo da história da montadora elétrico. O evento no qual o veículo foi inteiramente apresentado para a imprensa aconteceu na cidade de Neuhardenberg, a 80 km de Berlim, na Alemanha.

Porsche lança seu primeiro veículo elétrico

O carro chega com carroceria de sedan, mas com uma série de elementos que acabam fazendo referencia direta aos modelos de cupê que podem ser encontrados no mercado, especialmente no quesito design. O carro possui 4 portas e chega em duas versões diferentes: Turbo e Turbo S.

O modelo chega para enfrentar a concorrência de outros carros elétricos, especialmente o Tesla Model S. De acordo com as informações que foram divulgadas, na Europa a versão Turbo custará € 152.136 e o modelo Turbo S vai chegar ao mercado ao preço de € 185.456, valores que ficarão entre as versões equivalentes de Cayenne e Panamera.

Porsche lança seu primeiro veículo elétrico

O carro já está confirmado para o Brasil, mas somente no ano que vem.

Potência elétrica

O novo Taycan, na sua versão Turbo S, conta com motores elétricos que oferecem um total de 625 cavalos de potência, mas podendo chegar a 761 cavalos quando o carro chega no modo overboost. De acordo com os dados oferecidos, o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos – marca melhor até do que a do 911 Carrera S. Para chegar aos 200 km/h, o tempo é 9,8 segundos. Sua velocidade máxima é de 260 km/h.

Porsche lança seu primeiro veículo elétrico

Já na versão turbo, um pouco menos potente, o carro conta com os motores oferecendo um total de 625 cavalos de potência, mas pode alcançar 680 cv quando colocado no modo launch control. Essa versão conta com um torque de 86,7 kgfm e o carro pode chegar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos. O veículo pesa 2.295 kg.

Tecnologia

Porsche lança seu primeiro veículo elétrico

No interior do veículo, o novo modelo conta com 4 telas espalhadas pelo carro. Uma delas é o quadro de instrumentos, de impressionantes 16,8 polegadas. Além dela, há a central multimídia de 10,9 polegadas, além de uma auxiliar, logo abaixo. O cliente ainda pode incluir mais uma tela, que neste caso será direcionada para o passageiro dianteiro.