Quando foi apresentado como carro conceito em 2011, o XL1 despertou curiosidade por diversos motivos, especialmente por causa de seu design realmente diferenciado e exótico.

No entanto, é sua capacidade energética que realmente chama a atenção, já que ele combina um motor tradicional a um motor elétrico, apresentando uma alternativa para os motores de combustível fóssil. Portanto, vamos conhecer um pouco mais sobre esse carro exótico que teve sua primeira unidade entregue pela Volkswagen nessa semana?

Primeira unidade da XL1 é entregue pela Volkswagen

Como já dito, quando a Volkswagen apresentou o XL1 em 2011, o que chamou a atenção foi seu visual exótico, que foi declarado diferente demais para os padrões mundiais.

Isso preocupou os executivos da montadora alemã, que chegaram a pensar que seria o motivo para o fracasso das vendas do modelo caso ele se tornasse um carro de produção.

No entanto, os anos se passaram, e o XL1 finalmente chegou à linha de produção, tendo sua primeira unidade entregue na Alemanha nesta semana, com um preço de 110 mil euros, que ainda é considerado alto.

Com suas linhas extravagantes e futuristas, o que mais chama a atenção no XL1 é a sua traseira, que apresenta desenho realmente diferente do que se vê por aí, com as rodas traseiras cobertas e com uma lanterna única cobrindo toda a traseira do veículo.

O que realmente merece destaque, além do seu estilo, é a motorização do eficiente que o XL1 apresenta, desenvolvida pela Volkswagen para torná-lo realmente alternativo em relação ao que se costuma olhar no mercado automobilístico atual.

O conjunto é composto por um motor TDI de 2 cilindros com 47 cavalos que é atrelado a outro motor elétrico com 27 cavalos de potência, gerando um sistema hibrido realmente eficiente, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos.

O modelo é equipado com um sistema de transmissão automática DSG com 7 marchas, que torna a condução do XL1 muito agradável e ágil, especialmente para um carro com desenho tão diferente.

VW XL1

Na parte interna, a Volkswagen resolveu caprichar no acabamento, além de apresentar uma cabine realmente diferenciada, em grande medida por causa da conformação da carroceria do modelo.

O XL1 possui grande parte dos seus componentes internos feitos de fibra de carbono, o que garante que o modelo tenha o menor peso possível (pesa apenas 795 kg), e tem muito destaque as telas que servem de retrovisores, instaladas em cada uma das portas.

Essas telas transmitem imagens captadas pelas câmeras instaladas na parte externa do veículo, onde deveriam ficar os tradicionais retrovisores.