No mercado automotivo, é comum que especulações se criem, transformem-se em planos de fabricantes e, depois, por uma questão financeira ou estratégica, sejam abandonados ou adiados. Foi assim com a RAM 1500, que até a ser lançada oficialmente no Brasil em novembro de 2015 – com apresentação à imprensa e tudo. Mas nada aconteceu. Agora, uma nova geração da picape do grupo FCA atraiu as atenções dos admiradores dos utilitários com caçamba no Salão de Detroit, que fecha as portas nesse domingo, dia 28. E com alterações que englobam desde sua estrutura até o recheio, tornando o modelo ainda mais instigante no segmento em que atua.

RAM 1500

Em relação aos motores, foram apresentados os já conhecidos o V6 3.6 litros Pentastar, de 309 cv, e o V8 5.7 litros Hemi de 400 cv, ambos movidos a gasolina, que trabalham em conjunto com câmbio automático de oito velocidades. Mas os dois receberam melhorias, a começar pela tecnologia eTorque. Voltado para a economia de combustível, o sistema de assistência elétrica substitui o alternador tradicional e aciona o sistema start/stop, além de ter frenagem regenerativa. Ele também aumenta em 12,5 kgfm e 18 kgfm de torque no V6 e no V8, respectivamente, que têm torques máximos de 37,2 kgfm e 56,7 kgfm, na ordem.

RAM 1500

Em relação ao modelo anterior, são 23 centímetros a mais de comprimento, sendo 10 cm deles utilizadas para ampliar o espaço da cabine. A carga máxima é de 1.043 kg e o máximo peso de trailer, de 5,7 toneladas. De acordo com a marca, seu coeficiente de arrasto está em 0,36 – foi reduzido em 9% –, com persianas de grade ativas e a suspensão a ar. E ainda que as dimensões tenham aumentado, o peso foi reduzido em cerca de 100 Kg, graças ao uso de aços de alta densidade e alumínio em diversos componentes.

RAM 1500

Controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática estão entre os pontos altos no que diz respeito à segurança. Há ainda novos bloqueadores de roda e farol adaptativo capaz de iluminar até 15° a mais na direção do veículo. Há seis diferentes versões de acabamento, 12 cores para a carroceria e 15 opções de desenho para as rodas, que chegam a ter até 22 polegadas.

RAM 1500

Um detalhe que se destaca demais nessa nova RAM 1500 é o sistema multimídia. Ele pode ser com tela de 5, 8,4 ou 12 polegadas. Neste último caso, há recursos de tela dividida, o que possibilita a utilização de até duas funções ao mesmo tempo, como controlar o ar-condicionado e manipular o GPS. Cinco entradas USB, duas tomadas de 115 volts, carregamento sem fio para celulares e sistema de som Harmon Kardon também estão disponíveis, além de central Uconnect com Apple CarPlay e Android Auto, wi-fi e câmaras 360°.

RAM 1500

A produção em série nos Estados Unidos começa neste mês de janeiro, com vendas prometidas ainda para o primeiro trimestre. Para o Brasil, por enquanto, não há informações de sua chegada. Mas a produção do modelo anterior não foi encerrada: ela seguirá por, pelo menos, mais um ano. Uma maneira do grupo FCA de amenizar a desvalorização das picapes vendidas mais recentemente.

RAM 1500


Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação