A Land Rover é uma marca que já carrega uma boa parte da história do setor automobilístico, afinal de contas são mais de 60 anos no mercado internacional. Mas como acontece com muitas montadoras, a história da marca acaba tendo um marco, que geralmente representa um acontecimento que muda para sempre a história da empresa. No caso da Land Rover, foi o lançamento do carro chamado Evoque. O veículo foi lançado em 2011 e acabou entrando para a história como sendo o primeiro carro da montadora lançado não sendo mais um utilitário esportivo. Foi considerado o mais revolucionário lançamento da montadora da terra da rainha.

Range Rover Autobiography

Quando a Land Rover fez o lançamento desta marca ela tinha um grande objetivo, e que ainda está sendo uma das principais metas da marca nestes últimos anos, era justamente conseguir ampliar o volume de vendas da montadora de um modo geral. E a estratégia que está sendo utilizada pela empresa para conseguir aumentar o numero de unidades vendidas é justamente atingir um público alvo que ainda estava sendo mal trabalhado pela montadora, de acordo com a opinião dos próprios membros da diretoria, que são os jovens.

Além de ter carregado esta responsabilidade, o lançamento do Evoque também tinha a responsabilidade de ser uma espécie de diretriz de estilo para os futuros modelos que seriam lançados. E curiosamente o primeiro carro que acabou sendo lançado justamente com esta nova linha de design é o Range Rover Vogue, o mais velho integrante da linha Range. A quarta geração do carro que está sendo mostrado pela montadora recebeu o nome de Range Rover Autobiography.

Mudanças no design

Este lançamento já é a quarta geração do jipe de luxo que faz muito sucesso principalmente na própria Inglaterra. Até porque a marca tem uma fortíssima garota propaganda do carro, ninguém menos do que a Rainha Elizabeth II, que é dona de um exemplar desta atual geração do Jipe. A montadora optou por fazer algumas mudanças de design para o lançamento desta quarta geração, sendo que algumas delas podem ser consideradas até mesmo um tanto quanto “abusivas” porque a montadora ainda tinha a tradição de sempre colocar o pé no freio nestas atualizações. Dentre as principais modificações externas que podem ser percebidas neste novo carro podemos destacar os faróis que passaram a ter um tamanho menor. Não foi apenas o formato dos faróis que mudaram, mas também o formato dos faróis também passaram por algumas modificações, eles ficaram mais retangulares, sendo que eles também estão um pouco mais espichados, agora invadindo parte da lateral do veículo.

Design Interno Range Rover Autobiography

Na mesma lateral do carro os consumidores também poderão perceber que a montadora preferiu inserir alguns recortes verticais no veículo, que agora acabam tendo um ponto de união no inédito friso até momento. Já na parte de trás do carro, as lanternas também passaram por algumas modificações, já que elas também acabam invadindo a parte lateral do carro, ainda um pouco mais do que os faróis. Algumas pessoas até podem pensar que na verdade são pequenas modificações, mas realmente a montadora levou 42 anos ate se permitir tais avanços no design, deixando um pouco de lado a postura mais tradicional para tentar apresentar elementos mais criativos.

Apesar destas modificações no design, a montadora sempre se mostrou muito preocupada em manter as principais características do Range, sendo que a ideia sempre foi melhorar sem mexer em todas s linhas fundamentaos do carro. E realmente a montadora conseguiu esta façanha, já que grande parte dos motoristas conseguem identificar o modelo mesmo sem precisar visualizar o logo tipo da marca.

Mudanças drásticas

Agora, se a montadora perdeu o medo de fazer grandes modificações na parte de dentro do design do veículo, ela também não teve nenhum receio de fazer drásticas mudanças em termos de estrutura do veículo. O carro foi feito praticamente do zero, de acordo com as informações da própria montadora. E começamos já pela decisão da substituição do material principal do carro, o aço, que está sendo trocado pelo alumínio, que pode ser encontrado desde a carroceria ate as suspensões. O resultado desta mudança é que o carro conseguiu ficar mais leve. De acordo com as informações, 420 kg a menos.

Detalhe novas lanternas Range Rover Autobiography

Esta mudança estrutural acabou gerando resultados imediatos em termos de desempenho do veículo nas pistas. A Land Rover garante que esta quarta geração do Jipe de Luxo esta 9% mais rápida do que a geração anterior na aceleração, e o consumo de combustível foi reduzido em 10% também comparado com a geração anterior do carro. Já em contrapartida o carro teve suas dimensões ampliadas, passando para os 4,99 m de comprimento, 1,98 m de largura e 2,92 m de entreeixos. Pode ser um alívio principalmente para os passageiros, já que quem viaja na parte de trás ganhou cerca de 12 cm a mais para as pernas.

Em termos de motores, serão quatro opções: 3.0 V6 (turbodiesel, 258 cv), 5.0 V8 (gasolina, 375 cv), 4.4 V8 (turbodiesel, 339 cv) e 5.0 V8 Supercharged (gasolina, 510 cv). Mas a montadora já adiantou que somente as duas últimas versões serão lançadas no Brasil.

Falando do lançamento do carro aqui no Brasil, nesta apresentação a montadora ainda não tinha fixado um preço para o carro por aqui. Mas a data parece que realmente está confirmada, os clientes poderão encontrar o novo modelo a partir de fevereiro de 2013. Mas com certeza o preço do veículo vai passar dos R$ 500 mil já que atualmente os modelos da marca da última geração que estão sendo vendidos por aqui ficam na faixa de preço entre R$ 426 mil e R$ 499 mil.

Confira mais algumas imagens do veículo:

  • Range Rover Autobiography - Foto 1
    Range Rover Autobiography - Foto 1
  • Range Rover Autobiography - Foto 2
    Range Rover Autobiography - Foto 2
  • Range Rover Autobiography - Foto 3
    Range Rover Autobiography - Foto 3
  • Range Rover Autobiography - Foto 4
    Range Rover Autobiography - Foto 4
  • Range Rover Autobiography - Foto 5
    Range Rover Autobiography - Foto 5
  • Range Rover Autobiography - Foto 6
    Range Rover Autobiography - Foto 6
  • Range Rover Autobiography - Foto 7
    Range Rover Autobiography - Foto 7
  • Range Rover Autobiography - Foto 8
    Range Rover Autobiography - Foto 8
  • Range Rover Autobiography - Foto 9
    Range Rover Autobiography - Foto 9
  • Range Rover Autobiography - Foto 10
    Range Rover Autobiography - Foto 10