A Renault apresentou oficialmente o seu novo SUV Kiger, versão do Kwid que pretende atender uma demanda cada vez mais crescente dos clientes pode modelos SUVs compactos. O carro é construído sobre a plataforma CMF-A, que é o mesmo utilizado pelo Kwid. A arquitetura estreou na minivan Triber, sendo adotada logo na sequência pelo Nissan Magnite.

Renault apresenta oficialmente novo Kiger

Um dos principais pontos do modelo era o de oferecer um espaço interno maior do que esperado em relação as medidas externas do veículo. Ele conta com 3,991 metros de comprimento, 1,750 m de largura, 1,600 m de altura e um entre-eixos de 2,500 m. Mesmo assim, consegue entregar algumas outras medidas interessantes, como um porta-malas de 405 litros.

Em termos de design, o Kiger apresenta linhas em diferentes dos outros modelos da marca, com uma iluminação bem final na parte superior e os faróis próximos do para-choque. Na parte de trás, o modelo adota o estilo de lanterna, que é o mesmo utilizado pelo Sandero no mercado brasileiro.

Por dentro, o novo Kiger conta com um painel digital que é muito parecido com as linhas de minivans. A central multimídia segue a tendencia dos novos modelos, sendo futuante. Isso faz com que as saídas de ar sejam reposicionadas. Os controles do ar-condicionado também ficam mais na parte de baixo agora.

Renault apresenta oficialmente novo Kiger

Dentre os itens confirmados estão central multimidia de 8 polegadas com suporte para Android Auto e Apple CarPlay e conexão WIFi, ar-condicionado digital, painel de instrumentos digital com tela TFT de 7 polegadas. Conta também com controle de cruzeiro, partida por botão, chave presencial, câmera de ré, seletor de modo de condução (com os modos Normal, Eco e Sport) e um sistema de som Auditorium 3D Sound by Arkamys.

Em termos de conjunto mecânico, neste primeiro momento a montadora confirmou duas opções de motores: a básica de 1.0 tricilindrico aspirado de 72 cv e 9,8 kgfm de torque a 3.500 rpm, acompanhada de transmissão manual ou automatizada Easy-R de 5 marchas; e a mais potente, com motor 1.0 turbo de três cilindros, entregando 100 cv e 16,3 kgfm, de torque a 3.200 rpm. Mantém a opção manual, mas troca o automatizado Easy-R por uma caixa CVT simulando 5 marchas.

Por enquanto, existe apenas uma previsão de lançamento do Kiger para o mercado brasileiro, mas sem data.